Referências

PUBLICAÇÕES

Leia dança!

Aqui você vai encontrar indicações de livros e publicações dos mais variados assuntos referentes à dança, indicados por nós, por nossos entrevistados e colaboradores. 

Quer indicar também? Colabore: centroculturalvirtualseraque@gmail.com.



A

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. In www.abnt.org.br

ACOGNY, Germaine (1994) Danse Africaine-Afrikanischer Tanz-African Dance. Coordination: Wolfgang von Wangenheim, Photo: F.C. Gundlach, Hamburg; Wolfgang von Wangenheim, Berlin.

AMARAL, L. A, (2002). Diferenças, estigma e preconceito: o desafio da inclusão. In Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. Org. Marta Kohl de Oliveria, Denise Trento R. Souza e Cristina Rego. São Paulo: Moderna

ANAIS do 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Salvador, 08 a 11 de outubro de 2001. – salvador: Associação Brasileira de Pesquisa e pós-graduação  em Artes Cênicas – ABRACE. 2002 ( Memória ABRACE 5 )

ANDERSON, J. (1978). Dança. Lisboa: Verbo

ANDERSON, J. (1978). Dança. Lisboa: Verbo

ANDERSON, Jack. Dança. Tradução de Maria da Conceição Ribeiro da Costa. São Paulo. Editora Verbo. 1981.

ANDRADE, M. (1975). O Baile das Quatro Artes. São Paulo: Martins

ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. Editora Itatiaia Ltda.1989.

ANTOLINI, Carlos (2006) Retrato do Gesto. / Carlos Antolini; Colaboração Mitzi Marzzuti. Vitoria: Grafitusa.AZEVEDO, Paulo Emílio (2003) A Descoberta de Talentos nas Escolas Municipais de Macaé – uma experiência de valorização da cidadania. Niteroi: Grafica e Editora La Salle.

 


B

BANANA, Adriana ( 2012 ) Trishapensamento:  espaço como previsão meteorológica / Textos originais, Organização Adriana Banana ; Tradução Adriana Banana e Juli Azevedo.- Belo Horizonte: Clube Ur=HOr.

BARBOSA, A. M (2009). Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte. In Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. Org. Ana Mae Barbosa & Lilian Amaral. São Paulo: SENAC & SESC São Paulo

BARBOSA, A. M. (2001).  John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez

BARBOSA, A. M. (2001).  John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez

BARBOSA, A. M. (2002). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez

BARBOSA, A. M. (2002). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez

BARROS, José Márcio. As mediações  da cultura: arte, processo e cidadania. (2009). Belo Horizonte:  Ed. PUC Minas.

BARYSHNIKOV, Mikhail. Baryshnikov at Work. Edição de texto e introdução: Charles Angell France. Alfred A.Knopf - New York. 1978.

BÉJART, Maurice. Um Instante Na Vida do Outro. Tradução de Suzana Martins. Revisão de Nora Esteves. Editora Nova Fronteira S.A. 1981.

BIÃO, Armindo. Artes do Corpo e do Espetáculo: Questões de Etnocenologia. P&A Gráfica e Editora. 2007.

BLOM, Lynne Anne e Tarin Chaplin. The Intimate Act of Choreography. Dance Books. Cecil Court London. 1990.

BOUCIER, P. (1987). História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes

BOUCIER, P. (1987). História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes

BRAGA, P. (2005). Conjunto coreográfico brasileiro: o pioneirismo de um projeto social. In Lições de dança 5. Ed. Roberto Pereira. Rio de Janeiro: UniverCidade

BRAGA, P. (2005). Conjunto coreográfico brasileiro: o pioneirismo de um projeto social. In Lições de dança 5. Ed. Roberto Pereira. Rio de Janeiro: UniverCidade

 

C

CAGLIARI, L. C. (1997). O príncipe que virou sapo.  IN Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo

CALAZANS, J & GOMES, S. CASTILHO, J. (2003) Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez (capítulo 4).

CALIGARIS, C. (1996). Hello Brasil! 4ª. Ed. São Paulo: Escuta

CASTANEDA, Carlos  (1998) Magical Passes: the practical wisdom of the Shamans of ancient Mexico / Carlos Castaneda: photographs by Photo Vision and Graphics in Van Nuys, California.

CENSI, Giannina (1998) Danzare Il Futurismo, by  Museo d’Arte Moderna e Contemporânea di Trento e Rovereto by Electa, Milano Elemond Editori Associati Tutti i diritti riservati

CENTRO DE DOCUMENTACAO E REFERÊNCIA ITAÚ CULTURAL (2009) Políticas Culturais: reflexões sobre gestão, processos participativos e desenvolvimento / organização de Lia Calabre. – São Paulo: Itaú Cultural ; Rio de Janeiro:  Fundação Casa Rui Barbosa.

CHAUI, M. (2000).   Brasil, mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo

CLARO, E. (1988). Dança –educação física, reflexão sobre consciência corporal e profissional. São Paulo: Edição do Autor

CLARO, E. (1988). Dança –educação física, reflexão sobre consciência corporal e profissional.

CORSO. D. M. L. (1999). País dos expostos. IN Psicanálise e Colonização. Porto Alegre: Artes e Ofícios

CURY, C. R. J. (2009) Projetos Republicanos e a Questão da Educação Nacional. In Intelectuais e a Escola Pública no Brasil. Org. Tarcisio M. Vago, Marcilaine Soares Inácio, Juliana Cesário Hamdan e Hercules Pimenta dos Santos

COLEÇÃO INTERAÇÕES

Interações: criança, dança e escola

(Isabel A. Marques, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: crianças, brincadeiras brasileiras e escola

(Lucila Almeida, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: diálogos com a matemática

(Adriana Camejo da Silva, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: diálogos com as inquietações dos educadores da primeira infância

(Clélia Cortez, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: diálogos entre o fazer e o olhar na arte

(Celina Gusmão, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org)  - 2012

Interações: educação física lúdica

(Ricardo Nastari, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: encontros de leitura e escrita

(Daniela Pannuti, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: onde está a arte na infância ?

(Stela Barbieri, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: raízes históricas brasileiras

(Ana Maria Bergamin Neves, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012

Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação

(Cisele Ortiz, Maria Teresa Venceslau de Carvalho, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org) - 2012 


D

DE MACEDO, L. (2002). A questão da inteligência: todos podem aprender? In Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. Org. Marta Kohl de Oliveria, Denise Trento R. Souza e Cristina Rego. São Paulo: Moderna

DE ROSSI, P. (2008). Documentos coreográficos do Balé da Cidade: construindo um catálogo temático. In Anais do V Congresso ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, UFMG, Belo Horizonte

DE ROSSI, P. (2008). Documentos coreográficos do Balé da Cidade: construindo um catálogo temático. In Anais do V Congresso ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, UFMG, Belo Horizonte

DENCKER, A. (1998). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. São Paulo : Futura

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Campinas: Perspectiva, 2002.

DIAS, L. (1980) Corpo de Baile Municipal. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura

 

F

FARO, A. J.  & SAMPAIO, L.P. (1989). Dicionário de Balé e Dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

FARO, A. J.  & SAMPAIO, L.P. (1989). Dicionário de Balé e Dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

FARO, A.J.  (1988). A Dança no Brasil e seus Construtores. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN

FARO, Antônio José. Pequena História da Dança. Jorge Zahar Editora. Rio de Janeiro. 1986.

FERNANDES, Ciane (2002) O corpo em Movimento: o sistema Laban / Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas – São Paulo: Annablume.

FILHO, Carlos da Fonte ( 1999 ) Espetáculos populares de Pernambuco / Carlos da Fonte Filho – Recife : Bagaço .

FISCHLER. C. (1995). Obeso benigno, obeso maligno.  In Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade.

FONSECA, C. (1999). O abandono da razão: a descolonização dos discursos sobre a infância e a família. IN Psicanálise e Colonização. Porto Alegre: Artes e Ofícios

FONSECA, T. N. L. (2008). História da educação e história cultural. In História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica

FORTIN, S. (2003). Transformação de Práticas de Dança. In Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade

FORTIN, S. (2003). Transformação de Práticas de Dança. In Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade

 

G

GAIARSA, José Ângelo (1984) Organização das posições e movimentos corporais: futebol 2001 / José Ângelo Gaiarsa . – São Paulo: Summus.

GALDINO, Christianne. Balé Popular do Recife. Edições Bagaço, 2008.

GASPARI, E. (2004). A Ditadura Encurralada. São Paulo: Companhia das Letras

GOHN, M. G. (2005) Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez

GOUVEIA, A. J. (1997). A escola, objeto de controvérsia.  IN Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo

GRAHAM, M. (1993). Memória do Sangue. São Paulo:Siciliano

GRAHAM, M. (1993). Memória do Sangue. São Paulo:Siciliano

 

H

HASKELL, Arnold L. How To Enjoy Ballet. William Morrow and Company. New York. 1951.

inicial do artista cênico de dança clássica. In Anais do V Congresso ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, UFMG, Belo Horizonte

HERRERO, Marina (2006) Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo / Marina Herrero, Ulysses Fernandes, João Veridiano Franco Neto.  Apresentação Danilo Santos de Miranda e Ellen B. Basso. – São Paulo: SESC.


I

IKEDA, Alberto ( 2006 ) São Paulo Corpo e Alma / Alberto Ikeda [e] Paulo Dias; Colaboração Marcelo Manzatti e Sílvio Antônio de Oliveira. -2.ed. –[ São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

IRWIN,  R.L. (2009).  A/R/tografia: uma mestiçagem metonímica. In Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: SENAC & SESC São Paulo

Janeiro: UniverCidade Ed., 2005.

 

K

KATZ, Helena. Paulo Vaz e Maurício Lissovsky; Christiane Greiner; Isabelle Launay; Beatriz Cerbino; Nathalie Schulmann; Eliana Caminada; Silvia Soter; Vera Aragão; Fabiana Britto; Mariana Monteiro; Izabel Stuart; Leonel Brum e Roberta Pereira. Lições de Dança 1. Univer Cidade Editora.

KATZ, Helena: crítica - O Itaú perdeu seu rumo. Jornal O Estado de São Paulo, 20/03/2007.

KATZ, Helena: crítica - O Itaú perdeu seu rumo. Jornal O Estado de São Paulo, 20/03/2007.

KOSTROVITSKAYA, V. e PISAREV A. School of Classical Dance. Progress Publishers. Moscow.1979.

 

L

LABAN, R. (1975). Danza Educativa Moderna. Barcelona: Paidós

LABAN, R. (1975). Danza Educativa Moderna. Barcelona: Paidós

LE BRETON, D.  (1995). A síndrome de Frankeenstein. In Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade.

LEPECKI, André. Desfazendo a fantasia do sujeito (dançante): ‘Still acts’ em The last

LINHALES, M. A. (2008). A escola, o esporte e a “energetização do caráter”. IN Histórias e práticas educativas. Belo Horizonte; UFMG

LOBO, Lenora. Teatro do Movimento - Um Método para o Intérprete Criador. LGE Editora. 2003.

LOBO, Lenora e Cássia Navas. Teatro do Movimento. LGE Editora. 2007.

LOBO, Lenora. Arte da Composição, Teatro do Movimento. LGE Editora. 2008.

LOPES, Nei (2004) Enciclopedia Brasileira da Diaspora Africana / Nei Lopes – São Paulo : Selo negro

LOUIS, Murray (1992) Dentro da dança / Murray Louis ; apresentação de Marcel Marceau ; introdução de ALwin Nikolais ; tradução Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro : Nova Fronteira.

LOUPPE, L. (2000) Corpos Híbridos. In Lições de Dança 2 ,Rio de Janeiro: Univercidade

 

M

MALHEIROS-POULET, M. E. (2000) Brésil Poésie Du Corps, photographies: LEROY-PATAY, Martine . Editions La Tailanderie rue dês Frères Lumière – 01400 Châtillon-sur-Chalaronne

MARQUES, Isabel. (1999).  Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez

MARQUES, Isabel. (1999).  Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez

MARQUES, Isabel. (2003).  Metodologia de ensino da dança: luxo ou necessidade. In Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade

MARQUES, Isabel. (2003).  Metodologia de ensino da dança: luxo ou necessidade. In Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade

MARQUES, Isabel.  (2003).  Dançando na escola. São Paulo: Cortez

MARQUES, Isabel.  (2003).  Dançando na escola. São Paulo: Cortez

MARQUES, Isabem (2010). Linguagem da Dança: Arte e Ensino. São Paulo. Digitexto. 

MARQUES, Isabel, Fábio Brazil (2012). Arte em Questões. São Paulo. Digitexto.

MENDES, Ana Flávia. Abordagens Criativas na Cena. Editora Escrituras. São Paulo.

MENDES, Ana Flávia. Dança Imanente. Editora Escrituras. São Paulo.

MENDES, Ana Flávia. Gesto Transfigurado. Editora Escrituras. São Paulo.

MENGER, P. M. (2005). Retrato do Artista enquanto trabalhador. Metamorfoses do capitalismo. Roma: Lisboa

MENGER, P. M. (2005). Retrato do Artista enquanto trabalhador. Metamorfoses do capitalismo. Roma: Lisboa

MONTEIRO, Marianna. (1998). Noverre: Cartas sobre a Dança. São Paulo. Edusp/Fapesp.

 

N

NAVAS, C & LOBO, L. (2003c) Teatro do movimento, um método para o intérprete-criador. Brasília:LGE

NAVAS, C & LOBO, L. (2003c) Teatro do movimento, um método para o intérprete-criador. Brasília:LGE

NAVAS, C & LOBO, L. (2008b) Arte da Composição, Teatro do movimento. Brasília:LGE

NAVAS, C & LOBO, L. (2008b) Arte da Composição, Teatro do movimento. Brasília:LGE

NAVAS, C. (1999). Dança e Mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São

NAVAS, C. (1999). Dança e Mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São Paulo: Hucitec

NAVAS, C. (2003a). Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva

NAVAS, C. (2003a). Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva

NAVAS, C. (2003b). Território, fronteiras e o tempo que passa. In Balé da Cidade de São Paulo. São Paulo: Formarte

NAVAS, C. (2003b). Território, fronteiras e o tempo que passa. In Balé da Cidade de São Paulo. São Paulo: Formarte

NAVAS, C. (2005). Leis para a dança no Brasil, desafios para todos. IN Lições de Dança n. 5. Rio de Janeiro: UNIVERCIDADE

NAVAS, C. (2005).  Leis para a dança do Brasil. In Lições de Dança. Número 5. Rio de Janeiro: Univercidade

NAVAS, C. (2005).  Leis para a dança do Brasil. In Lições de Dança. Número 5. Rio de Janeiro: Univercidade

NAVAS, C. (2006). Dança, estado de ruptura e inclusão. In Anais do IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE, Rio de Janeiro, ABRACE

NAVAS, C. (2006). Dança, estado de ruptura e inclusão. In Anais do IV congresso da ABRACE- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 2006

NAVAS, C. (2006). Dança, estado de ruptura e inclusão. In Anais do IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/ABRACE, Rio de Janeiro, ABRACE

NAVAS, C. (2007). A arte da dança na universidade pública contemporânea. In Anais da V Reunião Científica da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte: UFMG

NAVAS, C. (2007). A arte da dança na universidade pública contemporânea. In Anais da V Reunião Científica da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte: UFMG

NAVAS, C. (2008a). Interdisciplinariedade e intradisciplinariedade em dança. In Seminários de Dança I- História em Movimento: biografias e registros em dança. Joinville, Festival de Dança

NAVAS, C. (2008a). Interdisciplinariedade e intradisciplinariedade em dança. In Seminários de Dança I- História em Movimento: biografias e registros em dança. Joinville, Festival de Dança

NIANE, Djibril Tamsir. Soundjata ou L’Épopée Mandingue, Présence Africaine 25 bis, rue dês Écoles – 75005 Paris 64, rue Carnot – Dakar

NOISETTE, Philippe. Talk About contemporary dance, series edited by Elisabeth couturier 


O

OLIVEIRA, B. J.  (2008).  Imaginário científico e a história da educação. In História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica

OLIVEIRA, I.(2008). Qual é a hora de aplaudir?. In Anais do V Congresso ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, UFMG, Belo Horizonte

ORTIZ, R. (1994). Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense

OSSONA, P (1988) A Educação pela Dança. São Paulo: Summus

OSSONA, P (1988) A Educação pela Dança. São Paulo: Summus

Paulo: Hucitec


P

PAMPLONA, Aline (2010)  Um novo olhar para arte de dança / Pamplona, Aline. Com a Colaboração de Silveira, Ana Carolina Godoi; Silva, Dirceu Santos; Arte Grafica por Viana, Leonardo Dias;  França, Guilherme Pires de.; Fotografias de Faé, Simone; Produção executiva de Serra, Leonardo. – Vitória-ES.

PRANDI, Reginaldo (2001) Mitologia dos Orixás / Riginaldo Prandi; Ilustrações de Pedro Rafael – São Paulo: Companhia das Letras.

PEREIRA, A. L. (2008). A importância da linguagem analógico-metafórica na formação inicial do artista cênico de dança clássica. In Anais do V Congresso ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, UFMG, Belo Horizonte

PEREIRA, A. L. (2008). A importância da linguagem analógico-metafórica na formação

PEREIRA. R (2003). A formação do balé brasileiro. Rio de Janeiro: FGV

PEREIRA. R (2003). A formação do balé brasileiro. Rio de Janeiro: FGV

PERFORMANCE de Jerôme Bel in  Lições de Dança n° 5. Coordenação Roberto Pereira – Rio de Janeiro

PIRES NETO, Josias. (2005) Bahia Singular e Plural: registro audiovisual de folguedos, festas e rituais populares / Josias Pires Neto – Salvador: Secretaria de cultura e turismo, Fundação Cultural. 

POCIELLO, C. (1995).  Os desafios da leveza; as práticas corporais em formação. In Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade.

POERNER, A. J. (1968). O poder jovem, história da participação política dos estudantes brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira

PRIMO, Rosa. Ligações da dança contemporânea nas sociedades de controle in Lições de Dança n° 5. Coordenação Roberto Pereira – Rio de Janeiro: UniverCidade Ed., 2005.

 

R

RAMOS, Renata Carvalho Lima. (1998) Danças Circulares Sagradas: Uma proposta de Educação e cura / Organização Renata Carvalho Lima Ramos. – São Paulo  : TRIOM : Faculdade Anhembi Morumbi.

RATTO, Gianni (1999) Antitratado de Cenografia: Variações  sobre o mesmo tema / Gianni Ratto. – São Paulo : Editora SENAC São Paulo.

REIS, Glória. Arnaldo Alvarenga. Carla Andréa Silva Lima. Gabriela Córdova Christófaro. Coleção Memórias da Dança no Brasil: Personalidades da Dança em Minas Gerais. VOLUME 1.

REIS, J. C. (1999) As identidades do Brasil, de Varhagem a FHC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas

REPERTÓRIO: teatro & dança / Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança . Programa de pós-graduação em Artes Cênicas. –  Ano 12, n. 13 (2009.2) – Salvador: UFBA / PPGAC 

REPERTÓRIO: teatro & dança / Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança . Programa de pós-graduação em Artes Cênicas. –  Ano 13, n. 14 (2010.1) – Salvador: UFBA / PPGAC 

REPERTÓRIO: teatro & dança / Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança . Programa de pós-graduação em Artes Cênicas. –  Ano 3, n. 4 (2000.1) – Salvador: UFBA / PPGAC 

REPERTÓRIO: teatro & dança / Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança . Programa de pós-graduação em Artes Cênicas. –  Ano 8, n. 8 (2005.1) – Salvador: UFBA / PPGAC 

REPERTÓRIO: teatro & dança / Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança . Programa de pós-graduação em Artes Cênicas. –  Ano 4, n. 6 (2002) – Salvador: UFBA / PPGAC

RODRIGUES, G. (1997). Bailarino, pesquisador, intérprete. Rio de Janeiro: FUNARTE

RODRIGUES, G. (1997). Bailarino, pesquisador, intérprete. Rio de Janeiro: FUNARTE

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca (2005) Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação / Graziela Rodrigues – Rio de Janeiro : Funarte.

RODRIGUES, J.C. (1999) O corpo na história. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz

RODRIGUES, J.C. (1999) O corpo na história. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz

 

S

SANT´ ANNA, D. (1995). Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade

SANT´ANNA, D. B. (1995). Cuidados de si e embelezamento feminino: fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In Políticas do Corpo. São Paulo: Estação Liberdade.

SANTAELLA, L. (1982). (arte) & (cultura), equívocos do elitismo. São Paulo: Cortez: Edição do Autor

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. (2002) Corpo e ancestralidade: uma proposta Pluricultural de dança-arte-educação / Inaicyra Falcão dos Santos. – Slavador : EDUFBA

SEGNINI, L. (2003). Trabalho e Formação Profissional no Campo da Cultura: Professores, Músicos e Bailarinos. Relato de Projeto Temático/FAPESP, UNICAMP, Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas À Educação

SEGNINI, L. (2003). Trabalho e Formação Profissional no Campo da Cultura: Professores, Músicos e Bailarinos. Relato de Projeto Temático/FAPESP, UNICAMP, Faculdade de Educação. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas À Educação

SELBY-LOWNDES, Joan. Word Ballet. Tradução de Maria da Conceição Ribeiro da Costa. PrinterIndústria Gráfica S.A.

SOTER, S. (2007).  Cidadãos dançantes, a experiência de Ivaldo Bertazzo com o Corpo de Dança da Maré. Rio de Janeiro: UNIVERCIDADE

STRAZZACAPPA, M. & MORANDI, C. (2006). Entre a arte e a docência - a formação do artista da dança. Campinas: Papirus

STRAZZACAPPA, M. & MORANDI, C. (2006). Entre a arte e a docência - a formação do artista da dança. Campinas: Papirus

STRAZZACAPPA, M. (2003) Reflexão sobre a formação profissional do artista da dança. In: Lições de Dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade

SUCENA, E. (1988). A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN

SWARTZ. D. (1997). Pierre Bourdieu e a transmissão da desigualdade social.  IN Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo

 

T

TAVARES. E. E.  (1999). O sexo dos anjos. IN Psicanálise e Colonização. Porto Alegre: Artes e Ofícios

TEIXEIRA COELHO, J. (2000). Guerras Culturais. São Paulo: Iluminuras

TEMAS para a dança brasileira. (2010). Organização de  Sigrid Nora – São Paulo: Edições SESC SP.

THOMASEM, Eivind e RIST, Rachel-Anne. Anatomy and Kinesiology for Ballet Teachers. Dance Books Ltd. Cecil Court London. 1996.

TOMAZZONI, A. (2005). O zoológico dançante na TV: lacraias, cachorras, tigrões e outros bichos. In Lições de dança 5. Ed. Roberto Pereira. Rio de Janeiro: UniverCidade

 

V

VARELA, Júlia. Categorias espaço-temporais e socialização escolar:do individualismo ao narcisismo in A escola básica na virada do século (org) Costa. Rio de Janeiro: Cortez, 1996.

VÁRIOS Autores (2009) Primeira estação: Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança = First Season: essays on São Paulo Companhia de Dança / Inês Bogéa (org); [ Traducao para o inglês/translation to english Izabel Murat Burbridge e/and Alison Entrekin. – São Paulo ] : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: São Paulo Companhia de Dança.

VEIGA, C. G. (2008). História, política e história da educação. In História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica

VIANNA, K. (1990). A Dança. São Paulo: Siciliano

VIANNA, K. (1990). A Dança. São Paulo: Siciliano

VILLAÇA. N. & GOES, F. (1998) Fábulas corporais IN Em nome do corpo. Rio de Janeiro: Rocco

VILLAÇA. N. & GOES, F. (1998). O Corpo da Tribo.  IN Em nome do corpo. Rio de Janeiro: Rocco

VILLANÚA, Lolita e Robert Villanúa. ANDANZA – Imágenes y Trayectoria. Andanza, Inc. Original de Universidade de Michigan. 2007.

VLASAV, Nijinsky. O Diário de Nijinsky. Tradução de José Simão. Organização Romola Nijinsky. Editora Rocco.1985.

 

W

WALTERNBERG, F. D. (2007). Cotas nas universidades brasileiras. In Sinais Sociais. N. 04. Rio de Janeiro: SESC

 





Comentários