Notícias

Parceria em 3 Tempos – Coletivo Movasse

Nos dias 04, 05 e 11 de agosto, o Coletivo Movasse apresenta seu Projeto de Dança Parceria em 3 Tempos nas cidades mineiras Brumadinho e Belo Horizonte.

 

Parceria em 3 Tempos é a união  do Coletivo Movasse (profissionais da dança), com o Dança Jovem (grupo de formação profissional) e a Terceira Dança (grupo sênior de dança). Três experiências distintas em relação à dança: a jovem, a adulta e a melhor idade.

 

Segundo os organizadores, a proposta é desmistificar a ideia de um corpo padrão para dança, democratizando a arte contemporânea a toda comunidade. A programação é formada pela palestra Parceria em 3 Tempos na Dança; as Intervenções Urbanas Sinal de Vento e Um Passo a mais; e  as apresentações de Novo Algo de Sempre e Processo.

 

Todas as atividades serão gratuitas e abertas a todas as pessoas. Sujeito a lotação dos Teatros.

 

Sinal e Vento -  (Duração: 30 minutos): 

“Sinal de vento” dialoga com a organização e a desorganização, a concentração e a dispersão, o todo e a parte, o indivíduo e o coletivo no contexto da cidade. É um acontecimento na rua, para rua e de rua, um pouco de tudo, mas com quase nada. Efêmero como quase tudo que um dia acontece e depois passa.

Bailarinos: Ana Clara Leite, Bárbara Joquebede, Branca Peixoto, Carolina Padilha, Ciro Melgaço, Diogo Lima, Letícia Fontes, Lorene Zacarias, Luíza Alvarenga, Luíza Machala, Marcos Nunes, Ricardo Sabino, Ricardo Viotti, Talita Terra.

Coordenação Geral: Valéria Bhering; Coordenação Artística: Ester França e Fábio Dornas; Fisioterapeuta : Júlia Baumgratz; Assistente de Produção: Silvana França

 

Um Passo a Mais  - (Duração: 45 minutos)

Intervenção urbana que acontece nas marquises da cidade. Dois bailarinos dialogam com o público e com o espaço ao som do ruído urbano, interagindo com a arquitetura, despertando curiosidade nos pedestres e chamando a atenção para o fazer  artístico no cotidiano da movimentação das cidades. Este trabalho acontece a qualquer tempo, sendo que no período da noite, faz-se uso de iluminação específica, na tentativa de focar os corpos em movimento no cotidiano da cidade.

Direção: Coletivo Movasse; Criação e concepção: Carlos Arão e Fábio Dornas

Figurino: Victor Leander (Lispector); Produção Executiva: Cibele Maia

 

Novo algo de Sempre  -  (Duração: 15 minutos)

Trabalho de dança contemporânea construído a partir de um estudo de movimento que relaciona corpo, espaço e imagem. Através de deslocamentos no plano baixo e da escuta espacial, organiza-se o diálogo entre a matériacoreográfica e a improvisação.

Criação e concepção: Andréa Anhaia e Ester França; Olhar de fora: Fabio Dornas

Iluminação: Carlos Arão; Produção Executiva: Cibele Maia

 

Processos -  (Duração: 30 minutos)

O espetáculo traz a cena uma dramaturgia da memória, a partir de uma pesquisa corporal desenvolvida por corpos idosos. Formado por pessoas com idades que variam de 45 a 80 anos, considera-se a história e a memória de cada corpo, suas inquietações e suas políticas, na construção de cenas, que se configuram como quadros. Partindo do corpo enquanto dispositivo de criação, o grupo assume uma poética da dança, expandindo os seus limites em possibilidades coreográficas.

Coordenação geral: Marcelle Louzada; Direção coreográfica: Fábio Dornas, Karina Collaço e Marcelle Louzada; Trilha sonora: Philippe Lobo e Wilson Souza; Cenografia: Ana Gastelois; Bailarinos: Conceição, Geralda, José, Lucy, Madalena, Maria de Lourdes, Noé, Rosália, Tereza, Zilma.; Co-produção: FID 2010

 

Todas as atividades serão gratuitas e abertas a todas as pessoas. Sujeito a lotação dos Teatros.

 

Movasse é um coletivo de criação que visa manter o trânsito livre de pessoas, informações e idéias. Surgiu no cenário da dança contemporânea em 2006, idealizado por 4 dançarinos com diferentes formações e influências. Andrea Anhaia, Ester França, Fabio Dornas e Carlos Arão desenvolvem hoje um trabalho reconhecido como vanguarda da Dança Contemporânea, não só devido ás criações que apresentam, mas também pela busca de novas formas e caminhos de viver e oferecer a Dança.

 

Terceira Dança foi fundado em 2008, dando continuidade ao projeto Arena da Cultura, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o grupo desenvolveu a pesquisa “Dança, criação e contemporaneidades” e apresentou o processo de pesquisa no Programa Observatório, dando ao mesmo, o título “Em Processo”. Neste mesmo ano, através do Fundo Municipal de Incentivo a Cultura de BH, Terceira Dança continua a desenvolver e aprofundar o processo de pesquisa iniciado no Território Minas. Terceira Dança é formado por pessoas que moram no bairro das Indústrias, região periférica de BH, gerando, desta forma, outro movimento cultural, através da descentralização.

 

O projeto Dança Jovem visa a formação de profissionais preparados para ingressar no mercado de trabalho. Jovens dispostos a atuar, pensar e produzir dança. Desenvolvendo um trabalho baseado na criação, composição coreográfica e improvisação. O DANÇA JOVEM existe desde 2005 trabalhando com processos de criação colaborativos com o objetivo de incentivar através da profissionalização, a constante reciclagem e aprimoramento de novos talentos.

 

Serviço:

PROJETO DE DANÇA PARCERIA EM 3 TEMPOS – COLETIVO MOVASSE

Dia 4 de Agosto - Atividade: Palestra: Parceria em 3 Tempos na dança

Coletivo Movasse / Dança Jovem / Terceira Dança

Hora: 16h - Local: Teatro da Quadra de Esportes - Brumadinho

Dia 5 de Agosto - Atividade: Intervenção Urbana “Sinal de Vento”

Dança Jovem

Hora: 11h - Local: Praça da Rodoviária - Brumadinho

Dia 5 de Agosto - Atividade: Intervenção Urbana “Um Passo a mais”

Movasse

Hora: 12h - Local: Vigilato Braga - Brumadinho

Dia 5 de Agosto - Atividade: Apresentação “Novo Algo de Sempre” e “Processo”

Movasse e Terceira Dança

Hora: 19h - Local: Teatro da Quadra de Esportes - Brumadinho

Dia 11 de Agosto - Atividade: Intervenção Urbana “Sinal de Vento”

Dança Jovem

Hora: 11h - Local: Praça da Assembleia – Belo Horizonte

Dia 11 de Agosto - Atividade: Intervenção Urbana “Um Passo a mais”

Movasse

Hora: 12h - Local: Avenida Alfredo Balena, em frente ao Teatro Marília – Belo Horizonte

Dia 11 de Agosto - Atividade: Apresentação “Novo Algo de Sempre” e “Processo”

Movasse e Terceira Dança

Hora: 20h - Local: Teatro Marília – Belo Horizonte


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários