Eventos

Oficina Técnica em Desenvolvimento de Processos Criativos: inscrições abertas

Até 3 de março estão abertas as inscrições para a “Oficina Técnica em Desenvolvimento de Processos Criativos”, oferecida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Coordenado pelo Centro Técnico de Artes Cênicas – CTAC, o curso será realizado de 11 a 15 de março, com duração de 20 horas. Aqueles que cumprirem a frequência mínima exigida receberão certificado. O público-alvo são estudantes e profissionais da área de artes cênicas. Interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la juntamente com uma carta de intenção para o e-mailoficinastecnicas@funarte.gov.br. A lista de selecionados será divulgada no dia 8 de março no site da Fundação Nacional de Artes (www.funarte.gov.br).

 

De acordo com o CTAC, esta oficina é um projeto laboratorial com interesse por artes híbridas, atuando principalmente no campo das artes cênicas. É voltada para a autonomia dos artistas, focando em diálogos multidisciplinares e no processo da criação que explorem o papel do artista no panorama sociopolítico atual e da plateia como parte e agente modificador do evento performático-teatral. Dentre seus objetivos, está a utilização de mídias e tecnologias de baixo custo (celulares, smartphones, computadores, câmeras) como ferramenta de execução da performance e de documentação do processo.

 

O Centro Técnico de Artes Cênicas realiza oficinas nas mais diversas áreas do conjunto estrutural das artes cênicas, em todo o território brasileiro. Dentre as áreas abrangidas estão: iluminação cênica, cenografia, cenotécnica, maquiagem, administração e produção teatral, figurino e sonoplastia. No processo de capacitação, instrutores de grande renome no cenário das artes cênicas nacionais repassam seus conhecimentos teóricos e práticos, promovendo assim a qualificação dos participantes de modo a contribuir para a formação e reciclagem de conhecimentos.

 

A valorização dos profissionais do chamado backstage, além de contribuir para o resgate e o desenvolvimento específico da área, propicia o intercâmbio técnico de informações por meio da troca de experiências e relatos. Portanto, um dos objetivos dessa metodologia é também colaborar com a descentralização de conhecimentos no campo das artes cênicas, bem como ampliar o raio de alcance das ações da Fundação Nacional de Artes, através da disseminação de saberes.

 

Formulário de incrição: acesse http://www.funarte.gov.br/circo/oficina-tecnica-em-desenvolvimento-em-processos-criativos-inscricoes-abertas/

Serviço

OFICINA TÉCNICA EM DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS CRIATIVOS
De 11 a 15 de março de 2013
Das 13h às 17h
15 vagas
Local: Centro de Técnico de Artes Cênicas
Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro
Inscrições até 3 de março de 2013
E-mail: oficinastecnicas@funarte.gov.br

 

Ministrante: Raquel Aguilera

Performer, capoeirista e produtora. Foi membro da Cia. Zecora Ura Theatre Network como atriz e coordenadora de produção, realizando a circulação do espetáculo Hotel Medea – an overnight experience em importantes festivais no Reino Unido e Espanha,que recebeu vários prêmios nos últimos anos, dentre os quais, o Prix Ars Eletronica for Hybrid Art (Áustria) e o The Herald Angel Award (Escócia).


Centro Técnico de Artes Cênicas / Funarte
Rua do Lavradio, 54 – Rio de Janeiro – RJ
Tels. (21) 2279-8122 / 2279-8190 / 2279-8188





Comentários