Pesquisas

O OUTRO NA PESQUISA E AÇÃO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA



O OUTRO NA PESQUISA E AÇÃO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

Jussara Xavier


Resumo   O artigo é tecido a partir de observações da execução do projeto Retrato do Outro, realizado durante o ano de 2009 em Joinville, Santa Catarina (SC), com improvisações de dança da bailarina Erika Rosendo num espaço público. Recorre-se a teóricos voltados aos estudos do corpo, da dança contemporânea, do teatro pós-dramático e, em especial, das relações entre gesto e percepção, para explicitar o fenômeno problematizado.

Palavras-chave | Dança contemporânea | Corpo | Percepção | Espaço | Tempo

JUSSARA XAVIER é doutoranda em Teatro (UDESC). Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Especialista em Dança Cênica (UDESC). Co-organizadora dos livros Tubo de Ensaio: experiências em dança e arte contemporânea (2006) e Pesquisas em dança: coleção dança cênica (2008). Diretora do documentário Ballet Desterro. Contemporaneidade na dança catarinense (2009). Curadora dos encontros Múltipla Dança e Tubo de Ensaio, em Florianópolis (SC). Pesquisadora do Programa Rumos Itaú Cultural Dança desde 2000 (SP). Coordenadora e produtora do projeto Laboratório corpo e dança (2008/2009). Recebeu Bolsa Funarte de Estímulo à produção crítica em dança (2008). Diretora e produtora do espetáculo Auto-retrato (2008). Foi gestora de projetos e professora das disciplinas de improvisação, composição coreográfica, produção cultural e dramaturgia da dança na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2001-2007). Integrou o Grupo Cena 11 Cia. de Dança (SC) como bailarina, ensaiadora e diretora administrativa (1992-1999). Dançou ainda nos grupos Álea (SC) e Raça (SP).

The article is built on observations of the project Retrato do Outro, realized during 2009 in Joinville, Santa Catarina (BR) and which consisted of dance improvisations by Erika Rosendo in a public space. Theoretical studies about the body, texts on contemporary dance, post-dramatic theater and, in particular, on the relationship between gesture and perception, are used to describe the object of study.

Keywords | Contemporary dance | Body | Perception | Space | Time

JUSSARA XAVIER is Ph.D. student in Teatro (UDESC). Master in Comunicação e Semiótica (PUC/SP) and Specialist in Dança Cênica (UDESC). Co-organizer of the books Tubo de Ensaio: experiências em dança e arte contemporânea (2006) and Pesquisas em dança: coleção dança cênica (2008). Director of the documentary Ballet Desterro. Contemporaneidade na dança catarinense (2009). Curator of dance in festivals like Múltipla Dança and Tubo de Ensaio, Florianópolis (SC). Researcher of Rumos Itaú Cultural Dança since 2000 (SP). Coordinator and producer of the project Laboratório corpo e dança (2008/2009). Received a Funarte´s price for critical production in dance (2008). Director and producer of the spectacle Auto-retrato (2008). Worked as project manager and teacher of improvisation, choreography, arts administration and dance dramaturgy at Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2001-2007). Joined Cena 11 Cia. de Dança (SC) as a dancer, rehearsal and administrative director (1992-1999). Also performed as a dancer in Álea (SC) and Raça (SP). 

Autor / Fonte:http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1455




Comentários