Eventos

Instituto Caleidos oferecerá 30 bolsas para o ensino de arte e educação

Instituto Caleidos oferecerá 30 bolsas para o ensino de arte e educação



Isabel Marques e Fábio Brazil, autores do livro "Arte em Questões", ministrarão as aulas; Terezinha Rios fará palestra especial sobre educação, ética e arteO livro "Arte em Questões" virou tema de curso e no mês de junho oferecerá aos profissionais que trabalham com dança, seja na rede pública de ensino ou em outras instituições, 30 bolsas de estudos integrais. Contemplado pela 14ª Edição do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo, o Caleidos Cia de Dança, por meio do Instituto Caleidos, abordará, através do curso, alguns dos principais capítulos do livro lançado recentemente: "O que se espera da Arte?" "Arte, quem não sabe ensina?" "O que é o social na Arte?" e "Arte é repertório?".O curso terá duração total de 14 horas presenciais e 1 hora de reflexão escrita e acontecerá nos dias 21, 22, 23 e 26 de junho. 

Baseado nas discussões propostas no livro, o curso destina-se a promover e subsidiar questões relacionadas ao ensino de dança (arte) nas mais diversas situações de aprendizagem.Ministrado pela escritora, coreógrafa e diretora de dança, formada em Pedagogia pela USP, Isabel Marques e pelo poeta, escritor, dramaturgo de dança, formado em Língua e Literatura pela PUC, Fábio Brazil, o curso é uma oportunidade para os docentes repensarem a prática pedagógica da arte, gerando possibilidades de reflexão crítica e transformação da qualidade do ensino de Arte, sem deixar de lado o conhecimento e as singularidades dos professores, respeitando o direito de cada um criar suas próprias aulas.O curso contará com a palestra "Educação, ética e arte" da educadora e Mestre em Filosofia da Educação, Terezinha Rios.

Os interessados em participar do curso "Arte em Questões" devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mailcanalcaleidos@caleidos.com.br lembrando de escrever no campo assunto "Curso Arte em Questões - Solicitação de Ficha". As fichas preenchidas deverão ser enviadas até o dia 14 de junho, às 18h. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de junho e os selecionados deverão confirmar presença pelo mesmo e-mail até o dia 19 de junho, às 18h. A não confirmação será entendida como desistência, abrindo vaga para outro interessado.

Os alunos receberão, gratuitamente, todo o material didático necessário para a realização das aulas, incluindo exemplar do livro "Arte em Questões". O participante deve apenas se atentar em obter cem por cento de presença e comparecer a todas as aulas vestido de maneira adequada para a prática da dança. O curso não prevê o custeio de alimentação e transporte.


Sobre o livro - "Arte em Questões" é um livro que reúne um conjunto de pequenos artigos sobre o ensino e aprendizagem da arte em instituições de ensino em geral. São textos de fácil leitura, curtos, diretos, porém profundos e amplos que tem a intenção de provocar conversas, discussões e futuras ações na área do ensino de arte. Publicados primeiramente no site da Agência Carta Maior, em 2006, os artigos ganharão uma versão impressa no ano de 2012 quando o Caleidos Cia. de Dança completou 15 anos de trabalho voltado para as relações entre arte e educação. Em razão desse momento comemorativo, seus autores decidiram realizar essa publicação como meio de celebrar o trabalho desenvolvido ao longo de todo esse tempo.O que é a arte e o que ela ensina? Arte é processo ou produto? É possível planejá-la? E avaliá-la? Quem não sabe arte consegue ensiná-la? Quem forma os artistas? Essas e outras perguntas são discutidas no livro que tem como foco discutir e ampliar as reflexões voltadas para as relações híbridas entre arte e educação, focando especificamente as questões que permeiam a prática de sala-de-aula e o papel institucional da Arte em ambientes de ensino.Realizado com apoio do 10º Edital do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo, "Arte em Questões" já teve 500 cópias distribuídas gratuitamente a escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de São Paulo, bibliotecas públicas, projetos sociais e universidades, e agora, em nova reimpressão, chega ao alcance do público em geral.


Sobre os AutoresIsabel A. Marques, escritora, coreógrafa e diretora de dança, formada em Pedagogia pela USP, fez Mestrado no Laban Centre for Movement and Dance, de Londres (hoje Trinity Laban) e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artísitca no Brasil e no exterior. Fundou, em 1996, e dirige o Caleidos Cia. de Dança, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (SMC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autora dos livros "Ensino de Dança Hoje", "Dançando na Escola", pela Cortez Editora, e "Linguagem da Dança: Arte e Ensino", pela Digitexto, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 200 9 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Em 2001, com Fábio Brazil, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de dança e de educação. 


Fábio Brazil, poeta, escritor, dramaturgo de dança, formado em Língua e Literatura pela PUC/SP, foi professor de literatura e história da arte em diferentes instituições de ensino na cidade de São Paulo. Foi assessor do SENAC ligado à gerência de comunicação e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no Projeto Rede em Rede. É codiretor e dramaturgo do Caleidos Cia. de Dança, premiado pelo Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo (SMEC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autor dos livros "Bola da Vez" e "Gota de Sangue", pela Digitexto, premiados pelo ProAC (SEC/SP). Em 2001, com Isabel Marques, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em São Paulo/SP, ministrando cursos, prest ando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de poesia, mitologia e educação. 


Sobre o CaleidosO Instituto Caleidos foi criado em 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008), em São Paulo (SP), e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 25 anos. Em nova sede desde 2011, o Instituto abriga também as atividades e os projetos do Caleidos Cia. de Dança. Desde a sua fundação, o Instituto Caleidos notabilizou-se por abrigar artistas, professores e público em geral por meio de seus projetos e propostas artístico/educativas. Atuando na iniciaç&at ilde;o, apreciação, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra, o Instituto Caleidos desenvolve propostas híbridas entre a arte e a educação.

Norteados pelas relações entre arte, ensino e sociedade, o Instituto Caleidos, cuja proposta é o diálogo crítico e transformador possibilitado pelas diversas formas de arte, vem atuando em diversas instituições Governamentais, Culturais e Educacionais de todo país e no exterior, elaborando e desenvolvendo projetos, propostas curriculares, cursos de formação, cursos livres, eventos e espetáculos de dança e poesia.


Serviço

Curso "Arte em Questões"

Datas e horários: sexta-feira, 21 de junho - das 19h às 21h

sábado, 22 de junho - das 9h às 16h ( intervalo de uma hora para almoço)

domingo, 23 de junho - das 9h às 13h.

quarta-feira, 26 de junho - das 20h às 22h ( palestra: Educação, ética e arte )

Local: sede do Instituto Caleidos - rua Mota Pais, Lapa - São Paulo/SP

Duração: 14 horas presenciais + 1 hora de reflexão escrita

Docentes: Isabel Marques e Fábio Brazil

Palestrante: Terezinha Rios

Informações para o público: 3021-4970 

Informações para imprensa

Anna Munhoz

annavmunhoz@gmail.com

(11) 9 8843-9200 


Autor / Fonte:Anna Munhoz




Comentários