Eventos

Fonte - Cia. de Dança Staccato


Direção:  Paulo Caldas

 

Intérpretes/Colaboradores: Carolina Wiehoff, Natasha Mesquita, Maira Aiex e Toni Rodrigues

 

Comemorando os 20 anos da companhia

 

 

Estreia, no dia 15 de fevereiro, no Mezanino do Espaço SESC, Fonte, novo espetáculo do coreógrafo e bailarino Paulo Caldas, um projeto da Staccato | Paulo Caldas, que celebra os 20 anos da companhia.

 

A obra “Fontes” (1992), de Cildo Meireles, deu origem ao espetáculo. Com milhares de réguas pendendo do teto, centenas de relógios de parede e incontáveis números de plástico caídos pelo chão, a instalação do artista se compõe a partir do acúmulo destes elementos de medição de tempo e espaço, ainda que os sabote de qualquer possibilidade funcional ao desfazer o padrão da ordem numeral que regula suas métricas. A partir deste universo poético, utilizando recursos cenográficos e videográficos, o espetáculo Fonte é construído como um espaço instalativo em que estruturas coreográficas convivem com referências imagéticas, sobretudo de tempo.

 

“Fontes”, de Cildo Meireles, foi portanto tratado como ‘fonte’: da obra, recolhe-se o acúmulo, o tempo, a impossibilidade métrica, o branco e o preto.

 

No ano de 2013, a Staccato | Paulo Caldas completa 20 anos de existência. Graças ao importante patrocínio da Petrobras, a celebração se inicia com a estreia de novo trabalho e se estende ao longo do ano com novas obras de videodança, projetos cênicos e instalativos.

 

 

Sobre a Staccato | Paulo Caldas

 

Sob a direção de Paulo Caldas, a Staccato – estabelecida em seus primeiros anos basicamente como um duo – evoluiu para um núcleo estável de pesquisa e criação composto por cinco bailarinos (Carolina Wiehoff, Natasha Mesquita, Maira Aiex, Paula Maracajá e Toni Rodrigues), ensaiadora (Renata Reinheimer) e diretor/coreógrafo (Paulo Caldas). Seu repertório, singularizado por uma bem sucedida aproximação com a linguagem cinematográfica, inclui obras que vêm marcando a dança carioca desde os anos 1990. O percurso artístico da Staccato iniciou-se em 1993. Através de uma consistente pesquisa de linguagem, a companhia estabeleceu um universo de movimento próprio e em contínua exploração, tanto em sua dimensão expressiva quanto técnica. Ao longo dos anos, sua produção foi apresentada na Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e em diversos estados no Brasil, merecendo diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais.

 

 

SERVIÇO

Local: Espaço Sesc – Mezanino (Rua Domingos Ferreira, 160 - Copacabana.

Informações: 2547-0156 / www.sescrio.org.br

Bilheteria: terça a domingo a partir das 15h. Vendas antecipadas até às 19h.

Valor: R$20,00

Horário: quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h30

Capacidade: 80 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Temporada: 15 de fevereiro a 10 de março

 

 

FICHA TÉCNICA

Concepção/Direção Coreográfica/Pesquisa de Movimento: Paulo Caldas

Bailarinos: Carolina Wiehoff, Maira Aiex, Natasha Mesquita e Toni Rodrigues

Pesquisa de Movimento: Carolina Wiehoff, Maira Aiex, Natasha Mesquita, Paula Maracajá, Paulo Caldas e Toni Rodrigues

Cenografia: Doris Rollemberg

Iluminação: Renato Machado

Figurinos: Renata Lamenza

Vídeo: Gustavo Gelmini e Paulo Caldas

Músicas: Mika Vainio e Pan Sonic (remix Paulo Caldas)

Edição de áudio: Paulo Caldas e Rodrigo Ramalho

Ensaiadora: Renata Reinheimer

Fotografia: João Julio Mello

Programação Visual: Karin Palhano

Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti

Administração e Produção: Quintal Produções – Verônica Prates





Comentários