Terreiro Contemporâneo de Dança

Festa do Rosário marca início das atividades do MINAS Território da Cultura no Sul de Minas

A Festa do Rosário, também conhecida como Congadas, é uma das mais tradicionais manifestações culturais e uma das principais atrações do município de São Gonçalo do Sapucapí, no Sul de Minas. Em sua 133ª edição, o evento reuniu milhares de pessoas na terça-feira, 21, na Concha Acústica, para o encerramento da festa.

No mesmo dia, a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, visitou a cidade para entregar troféu ao terno vencedor da última edição e dar início às atividades do MINAS Território da Cultura no Sul do Estado.São Gonçalo do Sapucaí passou 21 dias em celebração. A Festa do Rosário teve início em 9 de maio, quarenta dias após a Páscoa, assim como manda a tradição. Durante esse período, muita música, comida típica e shows animaram o município. O encerramento da festa ficou por conta da apresentação dos dez Ternos de Congadas. 
Para Eliane Parreiras, dar início ao MINAS Território da Cultura, no Sul de Minas, contemplando uma das manifestações mais características do Estado, é uma forma de celebrar as tradições, tão presentes em cada município. "Minas Gerais possui uma das produções culturais mais ricas e diversificadas do país. É essencial que essas manifestações populares, tão presentes em todo o Estado, sejam preservadas, celebradas e, acima de tudo, incentivadas", disse.
Ao fim da apresentação dos Ternos, a Secretária fez a entrega do troféu para o Sr. Oswaldo de Souza, representando o Terno São Benedito, que se destacou na Festa do Rosário de 2012. Outras autoridades, como o prefeito, Benedito Álvaro Cunha, entregaram tambores simbólicos aos ternos participantes da edição. 




Comentários