Notícias

Faladores - Cia Mário Nascimento em Brasília

A mineira Cia de Dança Mário Nascimento é a atração do final de semana, dias 11 e 12 de agosto, para o público de Brasília (DF), que poderá conferir no Teatro Funarte – Sala Plínio Marcos – um de seus mais consagrados espetáculos: Faladores.


Em cena, sete artistas influenciados pela dança, música e teatro, que buscam, o tempo todo, dialogar entre eles e com o público, tendo a arte como seu meio de comunicação.


Faladores aborda o tema oralidade, apresentando em cena diversas formas de comunicação através do som, da música, da palavra, poesia, da dança, ação e movimento. A peça apresenta a arte como seu principal objetivo: o de comunicar, quando o gesto e a palavra se mostram como sensações humanas e formas eficazes de comunicação poética e dramática.


Direção e coreografia de Mário Nascimento, trilha sonora composta por Fábio Cárdia e assistência de direção e de coreografia de Rosa Antuña,


Além das apresentações, o diretor e coreógrafo Mário Nascimento ministrará uma oficina, dia 10, das 18h30 ás 20h30, no palco do Teatro, gratuitamente, para até 20 profissionais e estudantes de dança, nível intermediário/avançado.  Uma forma de aproximar ainda mais o trabalho da Cia com outros artistas e amantes da dança.

 

Pesquisa - Para “FALADORES”, o grupo pesquisou uma “linguagem” própria de comunicação com códigos sonoros e criação de palavras – Eh momoá! A xi a ché! – num dialeto inventado, o “momoês”, que transita pelo espetáculo, assim como o Português, Alemão, Inglês, Espanhol e Francês. Durante o processo de construção, este trabalho buscou fundamentos teóricos e conceituais em autores como Paul Zumthor (“Performance, Recepção e Leitura”) e Yoshi Oida (“O Ator Invisível”).


Com mais de 70 apresentações pelo Brasil, a Cia MN já recebeu importantes prêmios pelo espetáculo “FALADORES”, cuja turnê foi iniciada em 2008. Entre as premiações recebidas estão o Prêmio SESC / SATED 2009 (melhor espetáculo; melhor trilha sonora original Fábio Cardia; e melhores bailarinos Rosa Antuña e José Villaça) e o Prêmio Usiminas / SIMPARC 2009 (melhor espetáculo; melhor concepção coreográfica Mário Nascimento e melhor bailarino José Villaça).

 

Cia Mário Nascimento

 

Desde a sua criação, há 14 anos, a Cia Mário Nascimento promove pesquisas de linguagem sustentada pelas conexões entre música e dança, desenvolvendo um trabalho permeado pelo universo da dança contemporânea, dança de rua, teatro físico, artes marciais, poesia e voz como recurso cênico sonoro.


Tendo São Paulo como berço, a Cia MN estreou seu primeiro trabalho em 1998, “ESCAPADA”, no Centro Cultural São Paulo. A obra deu a Mário Nascimento, coreógrafo que criou o grupo junto com o compositor Fábio Cardia, o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte - 1998), como melhor coreógrafo. A dupla seguiu em turnê pela Alemanha, com apresentações em Hamburgo no Teatro B 12, na Bienal de Essen e em Colônia no Teatro Zeigen Tanztheater obtendo críticas favoráveis em importantes jornais como Morgen Post e Bergedorfer Zeitung.


Após uma trajetória de sucesso em São Paulo, a Cia MN mudou-se para Belo Horizonte em 2002, recebendo o apoio logístico da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Desde então, o grupo vem se apresentando em várias cidades do Brasil, e coleciona vários prêmios, entre eles o prêmio Rumos Dança Itaú Cultural, o 1° Prêmio Usiminas / SINPARC 2004 e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

 

SERVIÇO
Espetáculo “FALADORES”

Quando: 11 e 12 de Agosto (sexta e sábado), às 20h
Onde: Teatro Funarte Plinio Marcos - Brasília (DF)

Quanto: R$10,00 inteira e R$5,00 meia.

Site: www.ciamarionascimento.com


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários