Eventos

Eu Danço - 8 Solos no Geral

Companhia Urbana de Dança

 

‘EU DANÇO - 8 SOLOS NO GERAL’

 

Direção e Criação: Sonia Destri Lie

 

 

Companhia Urbana de Dança estreia novo espetáculo

 

Este espetáculo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011, com o patrocínio da Petrobras - viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro - Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e ocupa por duas semanas o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. Dirigida pela coreógrafa Sonia Destri Lie, o trabalho coreográfico põe em movimento as reflexões dos próprios dançarinos em torno do que os leva a dançar e o que esta arte imprime em suas vidas no momento. É uma espécie de balanço também dos oito anos de atividades da CUD, tempo em que em ganhou reconhecimento em itinerâncias dentro e fora do Brasil, com críticas de bastante repercussão nos Estados Unidos e na França. O The New York Times dedicou, no espaço de um ano, duas ótimas críticas ao trabalho do grupo, que foi considerado um dos top 10 entre os melhores trabalhos apresentados em NY em 2011.

 

Em março, a companhia se apresentará no Richard and Karen Carpenter Performing Arts Center, em Long Beach, na Califórnia. Em julho, será a vez de integrar o maior festival de dança dos Estados Unidos: The Jacob’s Pillow Dance Festival, na Massachusetts. Há previsão também de duas incursões na Itália no segundo semestre.

Fundada em 2005, a Companhia Urbana de Dança é formada por Tiago Sousa, Miguel Fernadez, Andre Virgilio, Filipe Oliveira , Johhny Brito, Leo Galvao , Raphael Russier.

 

“Um dos pontos de partida deste trabalho surgiu quando um dos meninos mencionou: ‘de onde eu venho as meninas só olham para os caras que estão armados ou dançam. Eu? eu danço’. A partir daí, montamos um workshop para pensar sobre a importância da dança no contexto de vida de cada um. Resultou numa visão da dança como um motor de vida, que aparece impregnado no espetáculo como um todo”, destaca a diretora Sonia Destri. As referências levadas em conta no processo de criação apontam para vários caminhos. “A ideia era pesquisar e criar um trabalho onde fosse possível unir ao hip hop e às danças urbanas, a dança afro e suas variações. Estamos falando de uma companhia na qual essas vivências são únicas e particulares. Nosso material de criação se estabeleceu num trabalho de pesquisa e de reconhecimento das raízes culturais brasileiras em diálogo com as tendências contemporâneas da dança urbana. Estamos falando de jovens, brasileiros, afrodescendentes”, completa a diretora.

 

 

De 2005 até agora a Companhia Urbana de Dança tem em seu repertório os espetáculos Ziriguidum¸ Batalha urbana, Suíte Funk, 9+1 e Na Pista. A repercussão do seu trabalho alcançou festivais como o Fall for Dance, em Nova York, que rendeu ótimas críticas, entre outras, duas no The New York Times. Em 35 anos de trabalho, a coreógrafa Sonia Destri movimentou-se dentro e fora do Brasil. Com os pés cá, foi do balé ao jazz, da dança contemporânea até o trabalho em musicais de teatro, televisão e cinema, alinhando-se com mestres como Tatiana Leskova, Marly Tavares, Lennie Dale e assinando coreografia de projetos artísticos envolvendo Maurício Sherman, Claudio Tovar, Marília Pêra e Lúcia Murat, para citar alguns. Com os pés lá, entre Europa e EUA, fez formação com Pina Bausch, Alvin Nikolais, Twyala Tharp.

 

Foi na Alemanha que conheceu a pulsação atual de sua carreira, a dança urbana, que culminou com a formação da Companhia Urbana de Dança. Nos anos 1990, se mudou para lá a fim de lecionar na TanzHause e em várias escolas em Dusseldorf e Colônia nas técnicas de dança contemporânea, jazz e balé clássico, hip hop e street jazz. Conheceu Marvin Smith e tornou-se colaboradora constante no curso de formação em hip hop na Reebok University, na Alemanha. Com Marvin assinou o vídeo "Banda do Exército da Alemanha dançando Hip hop", shows de moda para Diesel e Lewis e Projeto Videoclip que reunia 200 adolescentes por espetáculo.

 

 

FICHA TÉCNICA

Sonia Destri Lie – direção artística, coreografia e dancing designer

Dançarinos: Tiago Sousa, Miguel Fernandes, Andre Virgilio, Johnny Britto, Leonardo Galvão, Raphael Russier Filipe, Filipe de Oliveira

Dançarinos Estagiários: Leo Laureano, Ivis Carlos, Jessica Nascimento

Dramaturgia: Daniela Amorim

Assistente de direção: Tiago Sousa

Ensaiador e Assistente de coreografia: Miguel Fernandes

Preparador físico: Thiago Williams

Assistente de Produção: Feijão

Produtor Musical: Felipe Storino

Preparação Corporal: Renato Linhares

Figurinista: Paula Stroher

Luz: Renato Machado

Cenario : Sergio Marimba

Operador de luz e som: Ton Bernardes

Programação visual: Roberto Unterladstaetter

Foto: Renato Mangolin

Tour Manager: Marcio Destri

Produção: Destri e Sousa Producões Artísticas

Realização: Companhia Urbana de Dança, Destri e Sousa Produções, Jurubeba Produções, Nevaxca Produções

 

SERVIÇO

Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema)

Informações: (21) 2267-3750

Horário: terça, quarta e quinta às 20h

Ingresso: R$ 20,00

Duração: 50 minutos

Classificação Etária: 10 anos

Capacidade: 222 lugares

Mais informações: www.nolugar.art.br

Temporada: de 12 a 28 de março de 2013





Comentários