Eventos

Coreológicas Ludus faz série de apresentações gratuitas nos CEUS de SP





Coreológicas Ludus faz série de apresentações gratuitas nos CEUS de SP


Interativo e inclusivo, espetáculo de dança é reconhecido no Brasil e no exterior   O Caleidos Cia. de Dança apresenta durante os meses de setembro e outubro, em diversos CEUS da cidade de SP, o espetáculo 'Coreológicas Ludus'.  Neste sábado (14) será  a vez do CEU Alvarenga receber a proposta educativa de dança que há mais de 15 anos vem desenvolvendo esse trabalho inclusivo, onde mostra que a dança é possível para todos os corpos, em todas as idades.   
O espetáculo, reconhecido no Brasil e no exterior, com apresentações em Portugal, Canadá e Finlândia, foi contemplado pelo 6º. Edital do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo para remontar e reler o repertório dos espetáculos Coreológicas do Caleidos Cia. de Dança realizados entre os anos 1996-2008.   
Foram remontadas e recriadas 24 proposições cênicas, propondo novos jogos entre os elementos da linguagem da dança (a Coreologia de Rudolf Laban) e o público presente. Cada apresentação de Coreológicas Ludus é uma única composição de cenas dos espetáculos Coreológicas anteriores, tomando os jogos do acaso (sorteiam-se as cenas antes da apresentação) e as proposições artísticas como base à interação com o público. Este espetáculo foi compartilhado em diferentes teatros e espaços cênicos das cidades de São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Sta. Bárbaro D´Oeste (SP) , Araraquara (SP), Santos (SP), Piracicaba (SP), Fortaleza (CE), Belém (PA) e continua em cartaz como repertório do Caleidos Cia. de Dança.   



Sobre o Caleidos - O Caleidos Cia. de Dança nasceu como um grupo de pesquisa vinculado a uma companhia de dança criado por Isabel Marques em 1996, na Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 1998, desliga-se da universidade e dá continuidade ao trabalho artístico como grupo independente de pesquisa, docência e criação, cadastrando-se também como empresa na cidade de São Paulo.


Desde a sua criação, os objetivos do Caleidos Cia. de Dança mantiveram-se inalterados: abrigar e desenvolver as atividades de iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação em arte em suas interfaces com a educação por meio de atividades artísticas (produção de espetáculos e eventos de dança), docentes (cursos, workshops, eventos) e de pesquisa (seminários, encontros, publicações). 


O Caleidos Cia instala-se na interface entre a arte e a educação. Despregando-se dos estigmas convencionais postulados ingenuamente por artistas e professores tradicionais de que arte e educação são campos distintos, a cia. de dança desenvolve espetáculos comprometidos com o diálogo e a reflexão com o público - valor da educação - e ao mesmo tempo comprometidos com a interação e pesquisa da linguagem da dança - valor da arte. 


Serviço: Mostra CEU de Dança Espetáculo 'Coreológicas Ludus' - Caleidos Cia. de Dança Dia 14 de setembro de 2013, às 18hs CEU Alvarenga - Estrada do Alvarenga, 3752- Pedreira - São Paulo Entrada Gratuita   



Próximas apresentações 
CEU Três Pontes - 18 de setembro, às 10h 
CEU Uirapuru - 27 de setembro, às 10h 
CEU Agua Azul - 04 de outubro, às 10h 
CEU Butantã - 18 de outubro, às 10h 
CEU Paz - 19 de outubro, às 14h 
CEU Sapopemba - 25 de outubro, às 10h 
CEU Inácio Monteiro - 26 de outubro, às 14h     



Mais informações para imprensa Anna Munhoz (11) 9 8843-9200 annavmunhoz@gmail.com   

Autor / Fonte:annavmunhoz@gmail.com




Comentários