Eventos

Circuito Cultural Praça da Liberdade promove atividades Temáticas na 7ª Primavera de Museus

Foto Élcio Paraíso



 CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE PROMOVE ATIVIDADES TEMÁTICAS NA

7ª PRIMAVERA DE MUSEUS   



Contação de história, exposições, oficinas, exibição de filmes comentados e visitas guiadas são algumas das atividades que compõe a programação. 

A entrada é inteiramente gratuita   



O Circuito Cultural Praça da Liberdade integra a 7ª Primavera de Museus e reúne diversas atrações especiais até esta sexta-feira, 29/9. O evento é realizado sempre no início da estação mais florida do ano e mobiliza museus de todo o país em torno de um mesmo tema. Para 2013, a programação dos espaços é sobre "Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira" e com entrada inteiramente gratuita.   


Contação de história, exposições, oficinas, exibição de filmes comentados e visitas guiadas são algumas das atividades direcionadas ao público de todas as idades. 


Confira os detalhes abaixo:   

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA (Prédio anexo: Rua da Bahia, 1889, 3º andar). 

Ação: Exposição "Cultura afrodescendente: presença indissolúvel", que reúne livros do acervo que falam sobre as diversas manifestações artísticas afro-brasileiras. 

Local: Setor de Referência e Estudos - Prédio anexo Professor Francisco Iglesias 

Data: Até 30 de setembro 

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 12h   


ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG (Praça da Liberdade, s/n - Funcionários) 

O Espaço do Conhecimento UFMG apresenta programação gratuita sobre o tema, que inclui um debate e sessões de filmes comentados que abordam a questão da diáspora negra e ressaltam aspectos da cultura e do cotidiano dos afrodescendentes no Brasil.  

Filme: Carolina 

Data: 24 de setembro 

Horário: 14h 

Comentadora: Iris Amâncio (UFF e Nandyala Editora) 

Direção: Jeferson De / Ano: 2003 / 

Duração: 15 min / 

Gênero: Documentário 

Sinopse: No curta "Carolina", lançado em 2003, o cineasta Jeferson De roteiriza algumas passagens do best-seller "Quarto de Despejo", da escritora Carolina Maria de Jesus. O filme se passa em um quarto onde Carolina (interpretada por Zezé Motta) mora com a filha, Vera Eunice. Cercada por uma realidade de miséria, desespero e preconceito ela desabafa e extravasa suas angústias por meio das palavras criando uma envolvente atmosfera teatral recheada por imagens históricas da própria Carolina e de longos períodos de silêncio.   



Filme: Lamparina, Bantus nas Minas Gerais 

Data: 25 de setembro 

Horário: 16h 

Comentador: Ramon Lopes - Mestre Negoativo (Porto de Minas Capoeira, Berimbrown; Valores de Minas) 

Direção: Ramon Lopes - Mestre Negoativo / Ano: 2013 / 

Duração: 64 min / 

Gênero: Documentário 


Sinopse: O documentário aborda Minas Gerais e sua cultura Bantu, a história e a realidade do povo quilombola da região de Diamantina/MG, São João da Chapada, Quartel de Indaiá, Maquemba, Bangua e Macaquinho. A luta pela sobrevivência sem o garimpo, seus costumes e tradições como o Chula, Folia de Reis e ainda um raro vocabulário em extinção da língua do Banguê, os vissungos com seus rituais e fundamentos de "multa e rede" (ritual de enterro).   



Filme: A negação do Brasil - o negro nas telenovelas 


Data: 26 de setembro 

Horário: 16h 

Comentadora: Luciana Oliveira (UFMG) 

Direção: Joel Zito Araújo / Ano: 2000 / 

Duração: 90 min /

Gênero: Documentário 


Sinopse: O premiado documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído a atores e atrizes negras, que sempre representam personagens estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva de pessoas negras nas imagens televisivas do país.   



Filme: Atlântico Negro: nas rotas dos Orixás 


Data: 27 de setembro 

Horário: 14h 

Comentador: Erisvaldo Pereira dos Santos (UFOP) 

Direção: Renato Barbieri / Ano: 1998 / 

Duração: 54 min / 

Gênero: Documentário 


Sinopse: O documentário faz uma viagem no espaço e no tempo em busca das origens africanas da cultura brasileira. Historiadores, antropólogos e sacerdotes africanos e brasileiros relatam fatos históricos e dados surpreendentes sobre inúmeras afinidades culturais que unem os dois lados do Atlântico. Filmado no Benim, no Maranhão e na Bahia. Falado em português, francês, fon e iorubá. Recebeu vários prêmios como melhor documentário sobre a relação Brasil x África.   



Debate |Café controverso: "A África na cultura brasileira" 


Data: 28 de setembro 

Horário: 11h 

Convidados: Leda Maria Martins - Faculdade de Letras UFMG e Junia Furtado - Departamento de História/ Professora titular de História Moderna (UFMG). 


A forte influência africana é refletida em vários aspectos da vida cotidiana brasileira como nosso idioma, religiosidade, folclore, literatura e outras manifestações diversas. O debate traz à tona a importância dos povos africanos na formação da identidade brasileira, bem como os desafios enfrentados para o reconhecimento dessas contribuições.   



MEMORIAL MINAS GERAIS VALE (Praça da Liberdade, s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias) 


O Memorial Minas Gerais Vale já possui no seu conteúdo salas e temáticas ligadas à cultura afro-brasileira. Ações educativas, percursos temáticos, debates, oficinas também compõem a programação. 


Ação: Exibição de vídeo, bate papo e contação de histórias 

Data: 24 de setembro Horário: 10h e 14h30   


Ação: Oficina de danças, música, cantos e ritmos do congado;


Data: 25 de setembro 

Horário: 10h e 14h30 


Ação: Oficina de percussão e dança afro 

Data: 26 e 27 de setembro 

Horário: 10h e 14h30 



MUSEU DAS MINAS E DO METAL (Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa) 


A comunidade quilombola dos Arturos, de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o foco das atividades do Museu das Minas e do Metal durante a 7ª Primavera dos Museus. Além de palestra e exibição de documentário sobre os Arturos, a programação contempla ainda oficina de mídias sociais e narração de histórias para crianças.   


Ação: Palestra com Glaura Lucas e exibição do documentário "Os Arturos", de Thereza Jessouron (Brasil, 2003, 60 min) 

Data: 26 de setembro 

Horário: 19h30 


A palestrante irá abordar os cantos e a dança dos rituais de congado preservados pela comunidade, que é descendente do escravo alforriado Artur Silvério. 

Pesquisadora das tradições musicais afro-brasileiras, Glaura é autora do livro "Os sons do rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá" (Editora UFMG, 2002).   


Ação: Oficina "Mídias sociais para museus", com Ana Paula Gaspar 

Data: 27 de setembro 

Horário: 15h às 17h. 

Inscrições gratuitas pelo e-mail palestras@mmm.org.br 


A atividade irá abordar a história e atuais discussões sobre as mídias sociais, o uso delas no processo de comunicação com os visitantes de espaços culturais, ambientes de interação, promoção de visitas, planejamento estratégico e geração de recursos.   


Ação: Contos afro-brasileiros com a narradora de histórias Beatriz Myrrha 

Data: 29 de setembro 

Horário: 11h 


Contos afro-brasileiros serão apresentados pela atriz, musicista e contadora de histórias Beatriz Myrrha.   



Outros detalhes sobre a programação pelo site www.circuitoculturalliberdade.com.br ou pelo telefone 3239-2000.    


Acesse nossa Sala de Imprensa 

Autor / Fonte:leticia@arvoredecomunicacao.com.br




Comentários