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Cia. Corpos Nômades estreia “Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos”

 
Foto: Cia. Corpos Nômades utiliza recursos de vídeo e som em espetáculo



Cia. Corpos Nômades estreia "Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos"



Inspirado nas obras de Heiner Müller, Gustav Mahler e Luchino Visconti, espetáculo utiliza projeções em tempo real de maneira intrigante. 


 "...os maxilares moem palavras e detritos de fala..." (Heiner Müller)



A Cia. Corpos Nômades estreia no dia 07 de setembro de 2013 "Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos". O espetáculo acontecerá de sexta a sábado às 21h e domingos às 20h no Espaço Cênico O Lugar (R. Augusta, 325, Consolação). A direção é do coreógrafo e bailarino João Andreazzi. 



Esta montagem é inspirada nos textos do dramaturgo Heiner Müller, nas sinfonias de Gustav Mahler e na obra do cineasta Luchino Visconti. A "coreodramaturgrafia" é a dramaturgia intimamente conectada à coreografia, orquestrando imagens, objetos, movimentos e sons na criação cênica em dança. O público verá uma proposta ousada de encenação: nas apresentações são utilizados dois palcos diferentes. Do piso térreo, onde acontece a ação principal das coreografias, aprecia-se simultaneamente as performances dos bailarinos no piso superior por intermédio de duas câmeras que transmitem as imagens em tempo real. As imagens são projetadas atrás dos bailarinos e proporcionam momentos de interação entre as performances. 



Nesta peça, a Cia. Corpos Nômades teve a importante colaboração do grupo musical Projeto Axial e do músicoVanderlei Lucentini, que, através dos encontros de improvisação inspirados nos acordes Mahler e nos textos de Müller, proporcionaram grande parte do material sonoro do espetáculo, que se funde com os sons produzidos pelos intérpretes ao vivo e por intermédio de instrumentos musicais e recursos de voz. 



A Petrobras é a patrocinadora oficial da Companhia Corpos Nômades, e esta temporada também conta com o aporte do XIV Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.   



As influências que construíram "Uma sinfonia entre a medula óssea e o piscar dos Olhos" 



Os textos de Müller ("Descrição de Imagem", alguns pensamentos e o poema "Odor de Sabão"), as sinfonias de Mahler (essencialmente os adagietos, "A Canção da Terra" e o "Quarteto de Cordas e Piano"), as inspirações dos filmes de Luchino Visconti, como o clássico "Morte em Veneza" (que se inspirou em Gustav Mahler) e "Os Pássaros" de Alfred Hitchcock (que serviu de inspiração para Heiner Müller), nortearam o processo criativo. Estas obras, unidas à direção de Andreazzi, transferiram ao espetáculo momentos puramente poéticos e líricos, traduzidos em coreografias que elucidam instantes de extrema sensibilidade artística.      O primeiro contato de João com Heiner Müller se deu em 1987, quando  assistiu "Hamletmachine", peça do alemão, com Marilena Ansaldi, no extinto Teatro Igreja em São Paulo.  Depois o reencontrou com o texto "Descrição de Imagem", no começo dos anos de 1990.      Sob esta influência, Andreazzi montou um solo intitulado "Película da Retina", que participou em 1989 do "Movimentos de Dança" no SESC Consolação, e do primeiro "Masculino na Dança" do Centro Cultural São Paulo, em 1990.   Já o contato com Gustav Mahler aconteceu ao assistir o filme "Morte em Veneza", de Luchino Visconti. Neste filme, Visconti inspira-se em Mahler e utiliza de forma intensa o "adagieto" da 5ª Sinfonia. Estas lembranças criativas e afetivas se associaram com a história de vida destes artistas. Heiner Müller (1929-1995), alemão, serviu exército ainda em sua adolescência em uma das últimas batalhas da 2ª Guerra Mundial e integrou o Partido Socialista Unificado da Alemanha, em 1947. Gustav Mahler (1860-1911), austríaco e judeu, se casou com Alma Mahler e se converteu ao catolicismo no início do movimento nazista. Estes registros ficaram na memória docoreógrafo e impulsionaram a escolha destes artistas.      "Estas diferenças e contrastes de existências despertaram o desejo de abordar o estado de emergência, de "Guerra sem Batalha" (livro autobiográfico de Heiner Müller), desta bomba sanguínea da luta diária do existir como artista, cidadão, da necessidade de estar a cada dia da forma que espera os costumes e maneiras da sociedade, a aceitação das diferenças culturais, religiosas, políticas e sociais fizeram  de forma inquietante a criação desta nova obra, onde sons, imagens e movimentos são surpreendentemente fundidos em todo o trabalho das 'coreodramaturgrafias'", explica Andreazzi.   





Ficha Técnica 

Direção, concepção geral e coreografia: João Andreazzi. 

Elenco: Camila Fersi, Manuela Fadul, Marianne Panazio, Noha Rocha,  Ricardo Silva e Talita Bertanha. 

Trilha Sonora: Projeto Axial (Sandra Ximenes e Felipe Julian) e Vanderlei Lucentini -  inspirados em Gustav Mahler.

Textos: inspirados em Heiner Müller. 

Iluminação: Décio Filho. 

Recepção e Som: Bruna Dias

Vídeo arte, cenário: João Andreazzi.  

Cenotécnico: Wanderley Wagner Silva.  

Assessoria Poética: Claudio Willer. 

Produção: Cia. Corpos Nômades. 

Assistência de Produção: Débora Oliveira e Gabi Boschetti.   





Sugestão de Sinopse 

"Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos" O mais recente espetáculo da Cia. Corpos Nômades envolve as inspirações dos textos de Heiner Müller e das sinfonias de Gustav Mahler em uma composição com uma dramaturgia intimamente conectada à coreografia, orquestrando imagens, objetos, movimentos e sons





Serviço 

Temporada 2013 - De 07 de setembro de 2013 a 06 de outubro de 2013 

Dias: sextas e sábados às 21h e domingos às 20h 

Recomendação etária: 14 anos 

Duração: 60 minutos 

Local: Espaço Cênico O Lugar 

Número de lugares: 60 pessoas 

Endereço: Rua Augusta, 325 - Consolação 

Ingressos: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 (estudantes, classe artística e terceira idade) 

Reservas e informações: 11-3237 3224 ou 11-99231 4457    ciacorposnomades@gmail.com e www.ciacorposnomades.art.br 

Estacionamento conveniado na Rua Augusta nº 108   

Autor / Fonte:Lau Francisco - Assessor de Imprensa




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