Notícias

Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par – Inscrições abertas


 

 

Estão abertas inscrições gratuitas para cursos, residências e oficinas que acontecerão durante o 3º Encontro Terceira Margem na Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par Em Par 2012.


As inscrições são para Residência Coreográfica de Dança Contemporânea, que será conduzida pela francesa Nathalie Pubellier; para o Curso de Dança Clássica com Michèle Latini, este último para bailarinos e professores ouvintes; para a Oficina de Princípios de Rudolf Laban para a Análise do Movimento; e para a Oficina de Repertório Coreográfico com Leah Morrison

 

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições e avaliação de currículo.


A Bienal Internacional de Dança do Ceará /De Par Em Par acontecerá em Fortaleza de 19 a 28 de outubro.


 

Curso de Dança Clássica com Michèle Latini (bailarinos, professores e ouvinte)


Com uma vasta trajetória no ensino da dança, atuando entre o balé clássico e o contemporâneo, a professora francesa Michèle Latini integra a programação formativa da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2012. O curso é de 01 a 05 de outubro, na Vila das Artes, para bailarinos dos níveis intermediário e avançado em dança clássica e professores de balé interessados em acompanhar as aulas como ouvintes. Após as aulas, a cada dia haverá um momento de conversa com a professora sobre a aula ministrada.


Michèle Latini é formada pela Escola Superior de Estudos Coreográficos (Paris/França) e em Pedagogia da Dança na Federação Francesa de Dança e vem refletindo sobre os modos de relação entre as estéticas do clássico e do contemporâneo, bem como o papel do professor frente a uma dança codificada para encontrar conexões com as realidades atuais.


Serviço
Curso de Dança Clássica com Michèle Latini – Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2012.
De 01 a 05 de outubro, das 10h30 às 12h30. Das 12h30 às 13h, conversa com a professora. Público: bailarinos com formação em dança clássica, de nível intermediário/avançado e professores de dança clássica (ouvintes). Inscrições: 10 a 26 de outubro. Local: Vila das Artes. Rua 24 de Maio, 1221. Centro – Fortaleza (CE). Informações: (85) 3268.3034. GRÁTIS

 

Oficina de Princípios de Rudolf Laban para a Análise do Movimento

 

O curso tem como foco os princípios de análise do movimento estabelecidos pelo teórico Rudolf Laban e visa proporcionar fundamentação teórica para a improvisação, a composição coreográfica, a crítica e apreciação, bem como para a atuação docente de artistas da dança e demais artes do corpo.


Cibele Sastre é graduada e mestre em Artes Cênicas pelo Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutoranda em educação no PPGEDU- UFRGS. Bailarina e coreógrafa, dirige o Grupo de Risco, grupo que pesquisa o Sistema Laban e a Motif Writing (escrita por motivos) como material de criação em dança. Atua como criadora intérprete independente e em colaborações diversas com o coletivo Artéria - artistas de dança em colaboração e o coletivo 209. É especialista em Laban Análise do Movimento (LMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies LIMS - em NY, curso que realizou com bolsa do Ministério da Cultura obtendo o título de CMA (Certified Movement Analyst) e em Consciência Corporal - Dança pela FAP-PR. É professora do Curso de Licenciatura em Dança e da Especialização em Dança da ULBRA e na Especialização Dança Corpo e Arte na UNIVATES. Atua principalmente nas disciplinas de Técnicas Corporais, Análise do Movimento, Educação Somática, Improvisação, Processo Coreográfico, Dramaturgia da Dança.


Serviço
Oficina de Princípios de Rudolf Laban para a Análise do Movimento
Professor(a): Cibele Sastre
Público: bailarinos, coreógrafos, performers e professores.
Carga horária: 15 h/a
De 03 a 06/10
4a, 5a e 6a, das 18h às 22h - Sábado, das 10h às 13h

 


Residência Coreográfica de Dança Contemporânea com Nathalie Pubellier

 

As aulas acontecerão na Vila das Artes, de 8 a 19 de outubro, antecedendo a programação do Encontro Terceira Margem / Bienal De Par Em Par 2012.


A residência tem por objetivo propor um trabalho de reflexão, análise e criação sobre a questão do encontro e a troca com o outro. Reflete assim sobre a criação de um "corpo construído, móvel, consciente e disponível” a serviço de uma dança instintiva e livre. Esta abordagem, aliando mental e físico, procura tornar os corpos disponíveis para desenvolver junto aos dançarinos a consciência do outro e do grupo.


Serviço
Bienal De Par Em Par 2012 - Residência de Dança Contemporânea com Nathalie Pubellier - De 8 a 19 de outubro, das 18h às 22h. Público: dançarinos e performers com formação prévia em dança contemporânea. Inscrições: de 10 de setembro a 02 de outubro. Local do curso: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221). Informações: (85)3105-1402.

 


Oficina de Repertório Coreográfico com Leah Morrison


De 23 a 26 de outubro, a Bienal de Dança oferece Oficina de Repertório Coreográfico ministrada pela bailarina Leah Morrison, integrante da Companhia de Dança Trisha Brown. As aulas irão se desenvolver em torno de duas obras emblemáticas do repertório da coreógrafa americana:Accumulation e If you couldn't see me.


Leah Morrison cresceu em St. Louis, Missouri e começou a dançar com Lee Nolting, no Centro de Artes Contemporâneas. Depois de se formar na SUNY Purchase, ela ingressou na Trisha Brown Dance Company, em 2005. Em 2008, Leah foi selecionada para receber o Honorário da Princesa Grace e ganhou um prêmio Bessie por sua performance de If you couldn't see me. Atualmente, cursa terapia craniosacral biodinâmica.


Serviço
Período: de 23 a 26 de outubro, das 11h às 13h
Inscrições: de 17 de setembro a 11 de outubro
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221)
Público: bailarinos/performers com sólida formação em dança contemporânea

 

 

Serviço:
Bienal Internacional de Dança do Ceará /De Par Em Par 2012
Inscrições para cursos, residências e oficinas
Mais informações e fichas de inscrições:
http://www.bienaldedanca.com/portal2012/inscricoes

 

 


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários