Metodologias

Ballet Capoeira

Ballet Capoeira de Maurício Ribeiro

Tradição afro-brasileira e tradição euro - brasileira. Dois representantes emblemáticos de uma nação que nasceu da mistura, da miscigenação, da relação de luta e exploração, mas também da comunhão e troca. O encontro destas duas tradições em uma única modalidade de dança, tem o caráter simbólico de apontar para a necessidade de construirmos uma existência comum mais harmônica, de respeito às diferenças, de tolerância e de aprendizado na convivência com o outro e com o meio ambiente que nos acolhe. A união da capoeira com a dança erudita coloca ambos em pé de igualdade, ambos arte, ambos formas de expressão, que juntos têm muito a dizer.

Ballet Capoeira é um novo jeito de aprender, praticar e apresentar a dança.

Sua aprendizagem se dá através de jogos, exercícios e brincadeiras que articulam a dança, a capoeira e o teatro, ensinando, treinando e divertindo seus praticantes. Sua prática acontece dentro da Roda de Ballet Capoeira, onde dois dialogam utilizando a dança, cada um desenvolvendo seu próprio estilo, para junto com o outro dentro da roda, compor uma relação de harmonia respeito, fraternidade e cooperação. As apresentações artísticas de Ballet Capoeira, florescem naturalmente na medida que os grupos e os indivíduos praticantes, atingem a maturidade suficiente para desabrochar e compartilhar com os outros sua beleza interior. Conhece a ti mesmo!

Ballet Capoeira é caminho para o auto conhecimento.

Principais Objetivos.

-        Ensinar o jogo e a técnica do Ballet Capoeira.

-        Desenvolver a coordenação motora e o movimento expressivo do praticante.

-        Desenvolver o ritmo, a flexibilidade e o tônus muscular.

-        Capacitar os praticantes para o improviso e a composição coreográfica em dança reunindo diferentes estilos e culturas.

-        Ampliar a percepção e compreensão de si mesmo, do outro e do espaço que nos circunda.

-        Fomentar relações artísticas e de cidadania, baseadas na cooperação e no respeito pela diversidade sociocultural.

Atividades desenvolvidas nas aulas

  1. Treinamento físico e técnico através de exercícios que mesclam o treinamento do ballet com o da capoeira.
  2. Aprendizagem e treinamento dos jogos de Ballet Capoeira.
  3. Processo de montagem coreográfica .
  4. Roda de Ballet Capoeira.

Público-alvo

Estudantes do ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico, Universitário e EJA.

Grupos amadores e profissionais de dança, teatro, capoeira, ginástica e terceira idade.

Beneficiários de ONG's e Associações comunitárias sócias educativas.

As oficinas são planejadas para grupos homogêneos ou heterogêneos, quanto as suas especificidades e necessidades etárias e artísticas.

Mauricio Ribeiro,

Nasceu em 1967 e desde muito cedo começou a se dedicar às artes.

Há 27 anos atua profissionalmente como artista, bailarino, coreógrafo, cenógrafo e professor de teatro e dança (ballet, jazz, contemporâneo, dança teatro e ballet capoeira).

Por 15 anos atuou como bailarino profissional nas Companhias: Balé da Cidade de São Paulo, Cia de dança do Palácio das Artes (Belo Horizonte) e Teatro Coreográfico Johann Kresnik na Alemanha.

Desde 1988 desenvolve com seu grupo Agniarte, espetáculos e oficinas de dança para diferentes espaços e públicos, pesquisando a integração de diferentes artes, culturas e grupos sociais em prol da construção de um patrimônio artístico comunitário, cooperativo e inclusivo.

Desde 2005 vem desenvolvendo uma parceria com o Sitio Duas Cachoeiras na cidade de Amparo na produção de eventos de Arte cênica integrados com a Educação Ambiental.

Atualmente vem se dedicando ao desenvolvimento e difusão da prática do Ballet Capoeira. Uma prática artística que se apresenta como síntese das experiências e aspirações artísticas e comunitárias do autor.


 




Comentários