Notícias

8ª Roda de Dança – Corpos em Trânsito

A oitava edição do Projeto Roda de Dança – Corpos em Trânsito, realizado pelo Centro de Articulação e Referência em Dança Negra - CARDAN, apresenta como “provocador” o artista Plástico e ex-bailarino Ronaldo Ferreira, no momento em trânsito por Salvador. O encontro será nesta terça-feira, dia 07 de agosto, às 15h, na Casa do Benin - Rua Agostinho Gomes, 17 Taboão/Pelourinho – Salvador (BA).

 

Ronaldo Ferreira é um artista plástico baiano, domiciliado em Brasília há 15 anos, que realiza trabalhos de estamparia em tecido, utilizando a técnica do Batik. Técnica de estamparia em tecido originário da ilha de Java e bastante divulgada na Índia e no continente africano. O artista, que também é professor de História, especialista em Turismo, iniciou suas atividades em 1979, ainda em Salvador, Bahia, adotando como temática os símbolos, signos e deuses do candomblé. Para isto lançou mão de suas vivências em grupos de dança folclórica, a religiosidade, a riqueza cultural do seu estado de origem e seu processo de resgate das origens culturais de seus antepassados.

Seus trabalhos, antes apresentados apenas em estandarte de tamanhos variados, agora assumem outras formas, inclusive artigos utilitários como tecidos para decoração, almofadas e objetos de cama e mesa. Recentemente temas da cultura ameríndia, o grafismo e elementos marinhos foram introduzidos. Além dos estandartes, o mencionado artista realiza trabalhos em totens, utilizando uma linguagem do grafismo, dos símbolos e figuras rupestres. Ronaldo Ferreira já realizou diversas exposições no Brasil.

 

 

“Roda de Dança/Corpos em Trânsito”, iniciativa do Centro de Articulação e Referência em Dança Negra-CARDAN, é um fórum democrático onde artistas de várias vertentes da dança negra se reúnem para trocar ideias, conversar, discutir, planejar ações, instigar, inspirar, enfim, dar voz aos seus pensamentos e ideias. Trazendo como fio condutor a ação de congregar em caráter especial, artistas da dança negra em trânsito por Salvador, lideranças locais, estudiosos, dançarinos profissionais e acadêmicos, e o publico em geral para discutir e trocar experiências de suas práticas e métodos visando o enriquecimento intelectual, profissional e artístico dos participantes.

 

Cada artista convidado irá conduzir a Roda de Dança focando na sua carreira, experiências, obras, linha estética, oficinas ou apresentação de sua obra em vídeo, e será o mediador do evento que acontecerá em dias e horários variados, obedecendo à natureza do estado de trânsito de cada artista. O local será a Casa do Benin, no Pelourinho.

 

Para cada serie de 12 Rodas será produzido um documento eletrônico que será disponibilizado ao público e irá compor o banco de dados do CARDAN. Esta proposta prevê em sua expansão a participação de artistas de outras áreas como teatro, literatura, música, fotografia e artes visuais que concentrem seu trabalho artístico na produção de obras com estética a partir de matrizes afrodescendentes.

 

 

Serviço

8ª Roda de Dança – Corpos em Trânsito

Onde: Casa do Benin – Rua Agostinho Gomes, 17 Taboão/Pelourinho – Salvador (BA)

Quando: 07 de agosto de 2012. Das 15 às 17h

Quanto: Grátis

Curadores: Elísio Pitta e Edileusa Santos


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários