Terreiro Contemporâneo de Dança

4º Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança

 
Fotógrafa Victoria Arenque   

A 4ª edição do Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança acontece em Outubro de 2015 em Uberlândia 

Realizado e produzido pela Associação SeráQuê? Cultural, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Petrobrás, o Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança chega a sua 4ª edição. 


Com uma programação repleta de atividades e apresentações o Encontro acontece entre 13 a 18 de outubro de 2015, na cidade de Uberlândia - MG. 

O evento promove a difusão de pensamentos, registros e publicações de obras do universo cultural negro e africano, com ênfase na produção da dança negra e sua rica abordagem artística, educacional e de pesquisa. 

A programação do Encontro conta com seis dias de oficinas, espetáculos, palestras, e cortejos, consolidando o evento como um dos grandes apoiadores da dança no Brasil. Uma ação que proporciona acesso à maior variedade de expressões da dança e uma interseção entre Cultura e Educação. Entre as apresentações o Encontro, a Cia Rubens Barbot Teatro de Dança (RJ), primeiro grupo negro de dança contemporânea do Brasil, mostrará o espetáculo 'Signos', criado para celebrar os 25 anos da companhia. Outras companhia de dança participarão do evento, como: Wultos Cia de Dança, Companhia C, Manos do Hip Hop e a Cia Rui Moreira. As oficinas e palestras acontecerão na Oficina Cultural de Uberlândia e as mostras de espetáculos e cortejos serão apresentadas no Teatro Municipal de Uberlândia. 

Uma das novidades desse ano será a realização da Rodada de Negócios, em parceria com o Sebrae MG. Seu objetivo é reunir gestores e produtores de mostras e festivais de dança de todo o país com artistas e grupos em reuniões de trabalho. Nesses encontros, eles serão induzidos a refletir sobre o cenário da dança e propor novas parcerias para viabilizar a produção cultural de espetáculos, apresentações e outras atividades que envolvem a cultura negra. A Rodada de Negócios contará com uma apresentação da Rede Funarte Ibero-Americana de Dança e com o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro Brasileiras. Todas as atividades terão acesso livre para o público.     

Convidados Especiais Confirmados

Rio de Janeiro/RJ ·         


RUTH PINHEIRO 

Administradora e Produtora Cultural; atual Presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves - CADON; Gestora do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras -2006-atual; Consultora do projeto Brasil Afro Empreendedor-RJ-2014-atual;  Secretária Nacional do Congresso de Negras e Negros do Brasil- 2007-atual, Conferencista sobre Reparações do I Encontro Internacional de Juristas Afrodescendentes e Africanos-IAB-2002; Representante brasileira convidada do I Congresso Mundial de Reparação dos Povos Africanos -ABUJA-NIGÉRIA-1993; Representante convidada no Seminário sobre Panafricanismo, Trípoli-Líbia -1991;  Consultora da ECOSOC, organismo da União Africana, para Cultura e Desenvolvimento na Diáspora-2010-atual; Conselheira do Colymar - Centro de Empresários Afro-brasileiros; Conselheira de Honra do CEDINE - Conselho do Negro do Estado do Rio de Janeiro;Conselheira do COMDEDINE - Conselho de Direitos dos Negros do Município do Rio de Janeiro. ·         

FABIANO CARNEIRO  

Coordenador de Dança da Funarte/ Ministério da Cultura, acumula a experiência de 23 anos como gestor cultural no setor público. Possui formação em Administração de Empresas e especialização em Administração Cultural. ·         

ALLAN RIBEIRO DA SILVA  

Diretor de Cinema, Curador/ professor. É professor de documentários na AIC (Academia Interncaional de Cinema) e também dá palestras e oficinas de cinema e vídeo em diversos eventos. Foi curador do cineclube ABDeC-RJ, que ocorria na Casa de Rui Barbosa. Foi curador do Festival de Brasília (Mostra 16mm). Foi curador de editais de cultura (cinema) da SECULT-ES. Foi jurado de inúmeros festivais: Festival Guarnicê (MA), Festival de Brasília (DF), Festival Femina (RJ), Festival Nóia (CE), Festival FICA de Cinema Ambiental (GO), Festival Goiânia Mostra Curtas (GO), entre outros. ·         

CARMEN LUZIA FERREIRA  É coreógrafa, dançarina, pesquisadora em dança, cineasta, roteirista e diretora de espetáculos cênicos.  Com formação acadêmica e profissional multidisciplinares, sua trajetória soma às práticas artísticas, reconhecida experiência nos campos da Arte-Educação, projetos sócio-culturais e gestão cultural em equipamentos públicos. 

Salvador/BA ·         

EDILEUSA DOS SANTOS  

Artista de dança: coreógrafa, dançarina, professora e pesquisadora em arte de expressão negra. Atualmente, é coordenadora do projeto Movimento em Bate Papo- Memória da Dança Bahia e integrante do Núcleo de Extensão e Pesquisa da Escola de Dança da UFBA. Conselheira do Museu Afro- Brasileiro- MUNCAB- BAHIA. ·         

ELISIO PITTA  

Bailarino, Coreógrafo, Diretor Artístico Parecerista (América Latina) para a Prince Claus Fund for Cultural Development Membro do Council Internationale de La Danse, CID-UNESCO. ·         

MATIAS SANTIAGO  

Professor, bailarino e coreógrafo. Coordenador de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia.   

Recife/PE ·         

ARNALDO JOSÉ DE SIQUEIRA JR  

Produtor, curador e professor responsável pela internacionalização de festivais, implantação do curso de dança da UFPE, idealização e coordenação de vários projetos e atividades culturais. Foi curador (2003, 2004) e coordenador geral do Festival Internacional de Dança do Recife (2006 a 2012). Atualmente compõe a direção geral e artística para o Festival Internacional Cena CumpliCidades (www.cenacumplicidades.com), em Olinda/Recife.   

Natal/RN ·         

DIANA PINHEIRO FONTES  

Socióloga e artista da dança. Criadora do Encontro Nacional de Dança Contemporânea de Natal   

Caxias Do Sul/RS ·        

CARLINHOS SANTOS  

Jornalista, crítico de dança, professor e pesquisador. Titular da Coluna 3por4 no Jornal Pioneiro, em Caxias do Sul, RS, onde também desempenha a função de crítico de dança e artes. Em Caxias do Sul, integrou a Comissão de Avaliação do Financiarte (Fundo Municipal de Financiamento às Artes), no segmento de dança, nos anos de 2012 e 2013. Também integra a diretoria Associação dos Profissionais de Dança e é colaborador do site Idança.   

Pelotas/RS ·         

JOÃO DANIEL PEREIRA AMARO  

Coreógrafo e diretor Artístico da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro Diretor e Coordenador Geral da Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana; Coordenador do Festival dança Pelotas; Coordenador de jurados do Carnaval de Rua de Jaguarão e São Lourenço do Sul.   

Belo Horizonte/MG ·        

CRISTIANE MARQUES DE OLIVEIRA  

Cris Oliveira tem formação em dança, ensino superior em Artes Cênicas e é pós-graduada em Gestão Cultural. Integrou a delegação brasileira do Ministério da Cultura no evento Mic sul: primeiro mercado das indústrias culturais do sul em Mar del Plata (AR). Desde 2012 é curadora responsável pela programação de dança do Sesc Palladium em Belo Horizonte. ·         

ROGER ALVES VIEIRA  

Historiador, mestre em História Social e especialista em Pedagogia Empresarial e Organizacional. Coordenador da Virada Cultural de Belo Horizonte desde 2013. Atualmente responde pela Diretoria do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. ·         

FABRÍCIO MARTINS  

Profissional na área de relações institucionais e projetos. Atua no desenvolvimento de parcerias entre entidades locais e internacionais, empresas e institutos de pesquisa. Especialidade Negociação, gerenciamento de projetos, inovação aberta, prospecção de parceiros, workshops e treinamentos em inovação, gestão da inovação, gestão de projetos culturais, capitação de recursos, relações institucionais, etc. ·         

ANA ALVARENGA  

Coordenadora de Projetos Educativos e de Extensão / Cefart - Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado Mestre em Música e Graduada em Comunicação Social. Tradutora (francês) e organizadora de livros (com os índios maxakali), Relações Internacionais, Produtora Cultural e Fotógrafa. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

4ª edição do Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança  
Data: 13 a 18 de outubro de 2015  
Local: Teatro Municipal de Uberlândia e Oficina Cultural    
Local: Oficina Cultural de Uberlândia   
13/10   
10h às 11h - Abertura Oficial 
11h às 12h - Apresentação do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras 
Palestrante: Ruth Pinheiro 
14h às 17h - Oficina de Dança 1 | "Dança negra contemporânea"        
Ministrante: Elísio Pitta - Cia C 
19h às 21h - Rodada de Negócios | Apresentação dos Curadores / Programadores convidados   

14/10    
10h às 13h - Rodada de Negócios | Reuniões individuais com os artistas selecionados para apresentação de seus trabalhos aos Curadores / Programadores convidados 
14h às 17h - Oficina de Dança 1 | "Dança negra contemporânea"
Ministrante: Elísio Pitta - Cia C 

15/10    
10h às 13h - Rodada de Negócios | Reuniões individuais com os artistas selecionados para apresentação de seus trabalhos aos Curadores / Programadores convidados 
15h às 16h - Apresentação da Rede Íbero-Americana de Dança
Palestrante: Fabiano Carneiro 
16h às 17h - Reunião com programadores | Discussão sobre criação de Rede de Festivais de Dança - Coordenação: Rui Moreira   

17/10    
09h às 17h - Oficina Teórica | Inovação em projetos Culturais                      
Ministrante: André Martinez 
14h às 17h - Oficina de Dança 2 | "Dança Negra Contemporânea: procedimentos criativos" 
Ministrante: Nave Gris Cia. Cênica   

18/10    
09h às 17h - Oficina Teórica | Inovação em projetos Culturais
Ministrante: André Martinez 
14h às 17h - Oficina de Dança 2 | "Dança Negra Contemporânea: procedimentos criativos" 
Ministrante: Nave Gris Cia. Cênica 

Local: Teatro Municipal de Uberlândia   
14/10    
Pátio Externo | 19h às 20h - Cortejo "Terno de Congado Sainha" 
Grande Teatro | 20h30 às 21h20 - Mostra de espetáculo
CO Ês - Rui Moreira Cia. de Danças   

15/10    
Pátio Externo | 18h às 19h - Espaço Aberto
Espaço de mostra de fragamentos de espetáculos, trabalhos em processo, ensaios e performances 
Grande Teatro | 19h às 20h - Conversa com o público
Mediação: Edileuza Santos
Participação: Manos do Hip Hop e Rui Moreira Cia. de Danças 
Grande Teatro | 20h30 às 22h - Mostra de espetáculo
Duo - Manos do Hip Hop
Definitivo é o Fim - Rui Moreira Cia. de Danças 

16/10    
Grande Teatro | 18h às 20h - Mostra de Documentários
Sessão comentada de documentários - Cia Étnica
Palestrante: Carmen Luz 
Grande Teatro | 21h às 21h50 - Mostra de Espetáculo
Othello o mouro do mundo - Companhia C   

17/10    
Grande Teatro | 19h às 20h - Conversa com o Público
Mediação: Gil Amâncio
Participação: Wultos Cia de Dança e Nave Gris Cia. Cênica 
Grande Teatro | 20h30 às 22h - Mostra de Espetáculo
Do Ouro ao Ferro - Wultos Cia de Dança
Dikanga Calunga - Nave Gris Cia. Cênica   

18/10    
Pátio Externo | 18h às 19h - Espaço Aberto
Espaço de mostra de fragamentos de espetáculos, trabalhos em processo, ensaios e performances 
Grande Teatro | 19h às 20h - Mostra de Espetáculo
Signos - Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança                               
Pátio Externo | 20h30 - Cortejo de Encerramento "Terno de Congado Estrela Guia"
 

4º Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança, por Carlinhos Santos

Carlinhos Santos é historiador, jornalista, crítico de dança, especialista em Corpo e Cultura e Mestre em Educação 


Terreiro de inclusão, negócios, danças e afirmações 


A Rede Terreiro Contemporâneo de Dança começou a ser pensada a partir do Fórum de Performance Negra, em 2005, organizado PELO Bando de Teatro Olodum e Companhia dos Comuns. 

Em sua quarta edição, que começou nesta terça-feira, 13 de outubro, em Uberlândia, depois de três edições em Belo Horizonte, inaugurou sua itinerância reafirmando os propósitos de pensar ações artísticas de caráter social e reverberação política no âmbito da construção e visualização da multiplicidades de fazeres identificados com o conceito de dança negra no Brasil. 

No primeiro dia, foram muitas as atividades entre debates, oficinas ações práticas e construção e reafirmação desses propósitos que unem, até domingo, artistas, programadores culturais, pesquisadores e articuladores dessa cena no Brasil. Ao apresentar o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, Ruth Pinheiro, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves - CADON, destacou o espelhamento e a inserção do Movimento Negro na Rede Terreiro. 
- Tudo o que aconteceu, não só o prêmio, mas as iniciativas outras, foram aprendizado com o Movimento Negro, que impulsiona conhecimento, aprofundamento e estudos. O Prêmio é a forma de conseguir recursos para a arte e a cultura, mostrando também as perspectivas da reserva de mercado para artistas negros e não só negros que trabalham com a cultura negra - destacou, salientando que a aliança com a Rede Terreiro amplia as possibilidades dessa ação: 
- Essa nossa aliança reafirma a visão de que, quanto mais as pessoas se unirem, mais contribuem para o crescimento da cultura negra - complementou Ruth, informando que a quarta edição do Prêmio já está em fase de captação de recursos e deve ser implementado no binômio 2016-2017. 
Da sala de debates, na Oficina Cultural, à sala de ensaios, à tarde o bailarino e coreógrafo Elisio Pitta, abriu o primeiro dia da oficina Dança Negra Contemporânea. Por causa de uma lesão, teve auxílio de Edileusa dos Santos, artista de dança, coreógrafa, dançarina, professora e pesquisadora em arte de expressão negra. Ambos são de Salvador. Pontuadas pelo tambor de Negro Nilo, da Cia. Balé de Rua, de Uberlândia, as atividades focaram as possibilidades coreográficas que a dança negra pode oferecer aos artistas da dança a partir de vrtentes que incluem influências da dança moderna americana, afro-brasileiras, a capoeira e outras referências populares. Para a via estética, a técnica conflui e contribui destacou Pitta:
 - Para circular pelo mundo, não precisa se esquecer de onde se veio, mas se adaptar a onde se está, pensando para onde se está indo - disse o criador da Cia C, destacando a que estes recursos misturados têm um foco específico: 
- A dança pode ter também a perspectiva da adaptação dos seus criadores às necessidades de seus trabalhos. 
À noite, começou uma ação importante e nova da Rede Terreira, que é a Rodada de Negócios, atividade que é realizada pela primeira vez em parceria com o Sebrae, com o objetivo de e pretende oportunizar o encontro de artistas com programadores e curadores de mostras e festivais, nacionais e internacionais. Arnaldo Siqueira apresentou o Cena Cumplicidades, que movimenta Olinda, Recife, João Pessoa e inaugurou uma frente internacional, em Buenos Aires. 
Diana Pinheiro Pontes, de Natal, falou do Encontro de Dança e da Renda, rede de articulação de atividades que movimenta artistas e debates num ambiente que inclui a existência de duas escolas de formação em dança que atende a duas mil crianças. 
Curadora e programadora do Sesc Palladium, Cristiane Marques de Oliveira apresentou as várias ações do espaço que virou referência para a dança em Belo Horizonte e, aliás, sede da terceira edição da Rede Terreiro, em 2014. 
De Pelotas, no Rio Grande do Sul, o bailarino e coreógrafo Daniel Amaro apresentou-se em duas frentes: como criador e diretor da companhia que leva seu nome, que tem frequentando mostras e festivais pelo Brasil, e programador da 1ª Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana. 
Representante da Funceb - Fundação Cultural do Estado da Bahia, Matias Santiago, professor, bailarino, coreógrafo e coordenador de dança da instituição, falou das ações e o panorama dos muitos e diferentes recortes artísticos e curatoriais de festivais que movimentam a cena baiana. 
Ana Alvarenga, coordenadora de Projetos Educativos e de Extensão / Cefart - Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, também destacou atividades e inciativas em torno da dança, e teatro e música que também fomentam a cena na capital mineira. 
Na condição de articulador artístico, Elisio Pitta falou de ações com parecerista na América Latina para a Prince Claus Fund for Cultural Development e como membro do Council Internationale de La Danse, CID-UNESCO. 
Fechando as apresentações, a coreógrafa, dançarina, pesquisadora em dança, cineasta, roteirista e diretora de espetáculos cênicos Carmem Luzia Ferreira convocou o público para sua nova produção, um documentário focando a dança negra na rua, e a exibição de documentários - Cia Étnica e o jornalista e crítico de dança falou da cena e atividades da dança em Caxias do Sul (RS). 
Também circulou pelos diversas atividades o cineasta Allan Ribeiro da Silva, diretor do filme Esse Amor que Nos Consome, que registra imagens e depoimentos na perspectiva de um making of do encontro. 
Encontros, festivais, mostras e ações pontuais devidamente apresentados a artistas e demais interessados em oportunidades de projeção de seus trabalhos, grupos e companhias, nesta quarta-feira, 14, a Rodada de Negócios abre espaço para as reuniões individuais entre os interessados para a apresentação de seus trabalhos a estes curadores e programadores. É a hora da coreografia das possibilidades. - Levar esta ideia é essencial para a sobrevivência da identidade da dança negra no Brasil e abre uma perspectiva, um norte de sentido, para o conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. 
Estas ações e relações se manifestam no mundo, derivam em ações artísticas, de caráter social, com alcance político. São muitos processos, pares e ímpares, que contribuem, com objetividades e subjetividades - destacou Rui Moreira. O Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança é realizado e produzido pela Associação Será Que? Cultural, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Petrobrás.
 
Co Ês, com eles e com as possibilidades de dançar todos em rede 

No segundo dia de atividades, a Rede Terreiro de Contemporâneo de Dança ampliou seus vetores e procedimentos, apostando na troca e no diálogo, reforçando a potência da Rodada de Negócios, abrindo sua Mostra Artística com a tradição afro do Terno de Congado Sainha e o espetáculo Co Ês, da Rui Moreira Cia de Danças. 
Eis, portanto, alguns rizomas destas ações com todos. Na Rodada de Negócios, o momento das reuniões individuais com os artistas selecionados para apresentação de seus trabalhos a curadores e programadores convidados foi saudado como importante recurso de dinamização das possibilidades de circulação da produção de dança do circuito de mostras e festivais brasileiros. 
De Uberlândia, Marlen Kenia, coreógrafa e criadora, apresentou seu projeto de dança contemporânea desenvolvido com crianças para seis programadores e festejou a ação através da Rede Terreiro. 
- É maravilhoso. Estou em casa e o Brasil inteiro chaga até mim, me oferecendo essa possibilidade. É muita informação, troca, uns ajudando aos outros. Diretor da Coletivo Breaking no Asfalto, de Belo Horizonte, Rodrigo Resende Peres concebe a Rodada como um recurso de inserção da sua companhia no ambiente da dança brasileira. 
- Viemos de um lugar híbrido, nevrálgico, e tenso, para chegar a pessoas que nos assistem, nos vêm e dizem algo de interessante, nos tornam mais empreendedores, afirmando o lugar de onde viemos e nos apontando para onde ir. Estamos articulados com outras pessoas que viveram outras épocas, ouvindo histórias de artistas e militantes que nos fazem perceber a importância de percorrer este caminho. Assim, a Roda de Negócios se revela e fica mais intensa. 
Luiz Monteiro, da Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança, do Rio de Janeiro, levou quatro propostas à Rodada, conversando com seis programadores. Como gestor, produtor e coreógrafo, diz que a arte tem que ser vista como produto, portanto tem que ser mostrada para as pessoas, o público.
 
- A Rodada é uma boa oportunidade para a arte fruto de pesquisas e estudos, que não pode ser vista pelos mesmos, mas é para o mundo. Todos conhecem Rubens Barbot, mas saindo do eixo Sudeste, poucos viram. É preciso deixar de ser mito e passar a ser visível, ser real. Na Oficina Cultural, a oficina de Dança Negra Contemporânea segui com Elísio Pitta, da Cia C. à noite, no Teatro Municipal de Uberlândia, a Mostra Artística cruzando mitos e realidades, tradições e invenções da cultura negra daqui e de outras geografias, reverberando e deixando-se tocar por estas nuances da diáspora ressignificada na contemporaneidade. 
Com seus tambores e cantos, o Sainha, mais antigo terno de congado em atividade em Uberlândia, subiu pela primeira vez no palco projetado por Oscar Niemeyer. Gesto significativo da incorporação: da tradição acolhida pelo ambiente da cultura contemporânea e do reconhecimento que o futuro está ancorado lá atrás, nas matrizes e matizes da cultura herdada. Em seguida, Rui Moreira entrou em cena Co Ês todos: os laços da tradição, a outra travessia possível - que revisita a mãe África para rever possibilidades e caminhos para seguir dançando tal qual vivendo -, o olhar para as novas escravidões do mundo, que têm dizimado a juventude negra, num embate/embalo/entorno da fuga do automatismo da arte feita por remotos controles. Rui Moreira em cena é um acontecimento, um vislumbramento de um corpo híbrido, atento, ciente, sabedor e investigador de possibilidades. 
Em Co Ês, propõe uma viagem que, se inclui sonoridades, falas e reverberações de ambientes de trânsito, carrega em sua bagagem o aquietamento indisciplinando de como explicitar isso numa dança carregada de pontos de fuga, movimentos multidirecionais, orientações e atalhos para o olhar e o pensamento desdobrado e descolado do linóleo. Espelha, reflete e refrata questões em torno de pertencimento, memória, sentidos de cena, saídas e chegadas possíveis. 
O termo que dá nome ao trabalho propõe coletividade, diálogos que incluem jeitos próprios de falar e de (com)portar. São aportes de mundo: com eles de lá e de cá, com todos os dispostos a vestir outras pátrias para redesenhar novas geografias humanas. Assim, Rui Moreira está em cena com, sobre, a partir, ao partir e ao portar a um estado de dança que não é nem chegada nem fuga das amarras que castigaram/castigam contingentes não só de negros na trajetória humana. É uma dança que aposta no pertencimento a uma história para conclamar a todos que querem se movimentar por novas trajetórias de dignidade e delicadeza. 


Ampliando as redes possíveis 


O debate em torno da Rede Ibero-Americana de Dança e da criação de uma rede de festivais de dança movimentou as atividades da tarde de quinta-feira na quarta edição da Rede Terreiro Contemporâneo de Dança. Estes laços de ação e a dança produzida no ambiente dos laços familiares seguiram na pauta à noite, nas apresentações dos Manos do Hip Hop e da Rui Moreira Cia. De Dança, no Teatro Municipal de Uberlândia. Coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro apresentou ações da instituição no ambiente brasileiro e ibero-americano. Reafirmou a meta da descentralização de atividades, destacando o encontro da Rede Funarte Ibero-Americana realizado no ano passado, no Rio de Janeiro, na perspectiva de focar e fortalecer elos da cadeia produtiva em caráter internacional. Esta articulação se vale, inclusive, do Fundo Ibero-Americano, do Ministério da Cultura, e de rodadas de negócios como a realizada na ocasião. No mesmo contexto, a Funarte esteve presente na reunião da Rede Sul-Americana de Dança, de onde surgiu a necessária e ideia de mapeamento de festivais no ambiente do Mercosul. Um novo encontro da Rede Ibero-Americana de Dança está marcado para 2016. A ideia é ampliar as ações e, para tal, Carneiro convocou a união do setor para a manutenção de algumas conquistas. Questionado sobre a inclusão da rede de cursos de formação em dança das universidades brasileiras nessa rede, Carneiro sinalizou positivamente para a ideia com o exemplo da experiência da Cátedra Itinerante, da Venezuela. 
Na conversa sobre o Plano Nacional das Artes e de uma política de Fomento Nacional de Dança, as questões foram muitas: 
·         Sobre a representatividade, ou perda dela, da Funarte na conjuntura. 
·         A definição, e foco, no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, por um plano artístico agregador e potente 
·         Pelo desafio e de manter e estabelecer metas a curto, médio e longo prazo das políticas públicas para o setor 
·         Da perspectiva da implantação de uma rede de difusão da dança, com circuitos, rede de espaços cênicos e políticas específicas para os festivais 
·         Sobre como atualizar, dinamizar e potencializar os mecanismos de divulgação de ações do setor por instituições como a Funarte 
·         Da imperiosa necessidade de aprofundar o diálogo do Ministério da Cultura e da Funarte com os cursos de ensino superior em dança no Brasil. ·         Sobre que diálogo efetivo será estabelecido com os setores produtivos. 
·         E (boa notícia!) da perspectiva de criação de uma Diretoria de Dança no Minc. 
Depois da tarde de acaloradas conversas, hora de conversar e dançar no Teatro Municipal de Uberlândia. Antes das apresentações de Duo, doa Manos do Hip Hop, de Uberlândia, e da Rui Moreira Cia. De Dança, com Definitivo é o Fim, uma conversa mediada pela professora e artista da dança Edileuza Santos, pontuou questões em torno das danças feitas em família, da tradição e da transmissão dessas informações através de gerações, bem como sobre os espaços para a dança negra. 
Na perspectiva de Edileuza, a dança negra se afirma pelo corpo presente, atento às questões religiosas, mas que se insere em questões políticas. Nesse sentido, é preciso demarcar espaços nos festivais e editais, que parecem insistir na invisibilidade dessa matriz cultural, ainda vítima de preconceitos. Esse corpo negro que dança é religioso, político, social e carrega questões pessoais, destacou Edileuza. No atravessamento entre corpo, lugar e contexto, destaca-se ainda que a cultura negra é permeada por tradição e coletividade. 
Então, dona Ormezinda Abadia entra na conversa contando sobre o surgimento dos Manos do Hip Hop, ideia de seus filhos, na varanda da casa da família que um dia foi no Centro de Uberlândia e hoje está na periferia. Evangélica, contradiz certos preceitos da religião, para resumir sua relação atávico-ética-étnica com a dança: "tocou a gente dança". Essa noção de corporeidade específica foi a palco do Manos do Hip Hop num trânsito/transe de reverências às danças religiosas para os recursos das dança urbanas. Místico, mistura, mix e remix que afirmam o resultado do ambiente de dança específico de Uberlândia, sua tradição do congado e do moçambique, misturada à emergência do hip hop e suas derivações nos anos 1980 e 1990. Novamente, a cena e os debates contemplam outra fala de Ormezinda: "tivemos que fazer uma história". 
Cenas de dança, dança urbana em cena 


Duas atividades do quarto dia da Rede Terreiro Contemporâneo de Dança evidenciaram produções audiovisuais exibidas no palco do teatro Municipal de Uberlândia, onde também se apresentou o Coletivo Breaking no Asfalto, com o espetáculo Feito Som e Fúria. 
O curta Ensaio De Cinema, de Allan Ribeiro, evidenciou a cumplicidade artística de Gatto Larsen e Rubens Barbot na dança, no cinema, na vida. Engenhoso, sutil, com toques de humor e profunda deferência ao cinema, o filme dança em torno de paixões que ampliam o olhar do público e dos próprios intérpretes/personagem/diretor para o alcance de arte. Assim como a câmera transita pelo íntimo, revelando paixões e arrebatamento que alimentam essas figuras feito pão e café à mesa do cotidiano, se abrindo para o mundo, enquadrando vetores de recomeço de outras cenas da vida seja em travelling, fade in, fade out. 
A exibição em vídeo de Othelo - Ensaio Coreográfico, protagonizado por Elísio Pitta, oportunizou o contato com uma produção refinada, que articula recursos tecnológicos de montagem e execução à vigorosa presença cênica do intérprete. Embora um pouco prejudicada pela qualidade de projeção, assistir ao trabalho é constar uma cuidadosa pesquisa dramatúrgica de um texto clássico que insere a figura negra com o protagonista da cena em imbricamentos com a cultura dos orixás. Há uma dinâmica estética e coreográfica que dão à obra um refinamento visual e artístico ímpar, derivando para a imperiosa vontade de ver "ao vivo" a refinada criação de Pitta e seus cúmplices artísticos dessa transposição de dores, angústias e dilemas das tragédias humanas dançadas para o arrebatamento.
 
Já a apresentação do Coletivo Breaking no Asfalto, com o espetáculo Feito Som e Fúria, afirmou a qualidade e a potência das danças urbanas como linguagem e caminho para a contemporaneidade coreográfica. Não à toa o coreógrafo americano William Forsythe tem dito que o futuro da dança é o hip hop. O coletivo de b-boys mostra executa dança em 3D, reinventa entradas e saídas para o corpo dançante, é vigoroso e preciso, suave e malemolente. Inventa entradas e saídas de cena em sua sempre reinvenção da roda, em sua batalha de recursos e relações coreográficas. A questão que emerge em Feito Som é Fúria é a sua relação com o palco italiano, suas opções cenográficas e sua amarração dramatúrgica. Há, claro, uma necessidade e uma entrega verdadeira dos intérpretes na ocupação desse lugar que empodera seus artífices, no reconhecimento e na promoção daquilo que "vem da rua" e agora "está no palco".  Mas não seria, neste caso, a rua o melhor palco para estas cenas?! Ou, enfim, com como aproximar e enfeixar todos estes - repita-se! - vigorosos intérpretes e suas danças numa dramaturgia que acrescente outras dimensões ao - repita-se outra vez, na perspectiva da construção de uma assinatura - outro infinito poder curador do nosso povo que as portas da percepção do hip hop têm aberto à dança contemporânea? A trilha de abertura do trabalho responde um pouco a estas questões, pedindo respeito e valoração aos moleques que dançam. Que assim o seja. 


Sobre como fazer a roda girar 


A Rodada de Negócios, experimentada pela primeira vez na Rede Terreiro Contemporâneo de Dança, é um mecanismo que tem sido recorrente em encontros de dança e outras vertentes cênicas. Contribui para a dinamização do segmento e fortalecimento de outras perspectivas da cadeia produtiva. Diretor geral do Cena Cumplicidades, festival que atualmente se movimenta as cidades de Olinda, Recife, João Pessoa e Buenos Aires, Arnaldo Siqueira esteve em Uberlândia para a atividade. Com experiência em várias delas, principalmente em outros países, sendo a última em Córdoba, ele diz que a rodada de fato está a serviço da produção artística na medida em que exista oferta. - Quando se tem boa produção para apresentar aos programadores, aí então é bom para todos, organizadores, artistas e programadores - salienta. Mesmo sendo esta uma premissa básica e óbvia, Siqueira ressalta que isso não acontece no Brasil. Uma rodada, segundo ele, exige intensidade devido à exiguidade de seu tempo de realização, sendo dois dias uma boa referência. Mas, ressalta oura vez, se não houver uma boa produção a ser mostrada o melhor é promover encontros e espaços de convivência entre os artistas, produtores, curadores e programadores de forma mais informal. Refletindo sobre a rodada da Rede Terreiro, Siqueira diz: - Embora não tenha agregado grande quantidade, teve um recorte interessante ao se voltar para a estética negra. Um viés internacional nessa produção seria ainda muito mais interessante. Aqui na rede, o recorte é inovador e a produção que veio foi muito significativa. Foi uma satisfação falar com estas pessoas e conhecer suas produções. Siqueira também fala da possibilidade de se pensar em pequenas apresentações dos trabalhos das rodadas. Pockets apresentações de cerca de 10 minutos, com recortes dos trabalhos negociados, em salas específicas, de forma a complementar as conversas e os material deixado aos curadores e programadores seriam mais um mecanismo de qualificação deste tipo de atividade. Nesses encontros, às vezes o resultado pode não ser imediato, mas abre a possibilidade de aproximar os segmentos, para possíveis negócios futuros. - A gente conhece os artistas, descobre a envergadura do trabalho, a seriedade e o perfil dele, e isso nos ajuda em programações futuras - destaca o curador, apontando outra constatação nesse processo: - Às vezes a rodada mostra que o artista não está bem preparado para falar do trabalho dele.   
A função de programador e curador também são questões pontuais para a construção de rodadas de negócios ainda mais produtivas. Siqueira pondera que são funções de origens e aplicações diferentes. A dificuldade é alinhar e agregar esses trabalhos não num sentido estético, mas também pensando nele. Contextos como cidades, público, devem ser pensados. E mais: - O curador precisa pensar onde está quem ele quer atingir, se um público mais específico, ou público mais comum. Uma curadoria articula ou não esses elementos. A dificuldade é articular todas estas questões colocadas e pensar em que informação de dança para atualizar repertórios, contemplando expectativas, oferecendo olhares e recortes diferenciados, mostrando para o público que há varias possibilidades de olhara dança - diz, acrescentando: Para Siqueira, a curadoria é um exercício de totalidade, pois trabalha com sub curadores e alinhada com os programadores. - Mas, no todo, a missão é oportunizar ao público, à cidade e ao cidadão, assistir a trabalhos artísticos, ampliando o acesso dele às informações. Esta é a missão cidadã das curadorias e dos festivais. Um curador se encaixa numa proposição de sociedade, com perspectivas políticas e sociais. É um trabalho que tem muitas interlocuções. O bacana de uma curadoria é que ela agrega de uma maneira tal as margens das de sua própria produção de forma que as coisas funcionem com organicidade e se irradiem como informação organizada. Desenvolvendo assim seu trabalho, Arnaldo Siqueira tem experiência de mais de duas décadas e, no Cena Cumplicidade, desenvolve ações que integram cidades em torno da dança, num projeto de ativismo artístico que integra instituições, ONGs, espaços, grupos, artes e artistas. Dialoga também com instituições internacionais, no sentido de trazer informações e inserir sua região no calendário internacional. A partir desta trajetória, Siqueira percebe cada vez mais o Cena Cumplicidades como uma plataforma de ações que, em Olinda, se esparrama pelo mapa, ladeiras e lugares, com atividades de música e artes, teatro e outras manifestações, que cada vez mais encontra cúmplices fruidores da possibilidade do entendimento da arte como mecanismo de promoção da cidadania. 


Terreiro em transe, oferenda coreográfica 


Uma conversa sobre os jeitos de manter companhias ou grupos cujo recorte de seu fazer artístico contemple questões da cultura negra movimento a noite de quinto dia da Rede Terreiro Contemporânea de Dança, no hall do Teatro Municipal de Uberlândia. Gatto Larsen, da Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança mediou falas de integrantes da Wultos Cia de Dança, de Uberlândia, e da Nave Gris Cia. Cênica, de São Paulo. Embora rápida, a conversa evidenciou que, se as especificidades desse fazer são um desafio, existem respostas e conquistas que afirmam a pertinência desta opção. O corpo híbrido, a dramaturgia específica, o ritual como alavanca da cena são questões de demarcam a trajetória de Nave Gris. Na fala de seu dramaturgo, Murilo de Paula, ficou claro que essas referências religiosas são aportes para a criação artística que precisa, sim, ter liberdade para transitar em cena. "Não levar o ritual para a cena é uma questão ética", destacou Murilo. Nesse viés, um dos representantes da Wultos também destacou que "o que é dança afro não vira candomblé, mas tudo o que é candomblé, pode virar dança afro". Nos dois casos, a atuação desses grupos sofre os percalços das poucas possibilidades de manutenção devido a pouca oferta de editais para estas formas específicas de criação, reafirmando a questão recorrente da invisibilidade para da dança negra no contexto da produção coreográfica brasileira. O tema emerge, de novo, como uma questão que precisa estar no centro das discussões. Então, isso vai para o palco, que teve dois momentos pontuais, espelhando justamente as apropriações das danças e das figuras dos orixás. Quando a Wultos mostra trechos de suas montagens em Do Ouro ao Ferro, há uma preocupação clara da mimese e da reverência. Então, ás vezes a repetição trai a inovação. Mas o tambor retumba invenção quando a Nave Gris transita pela cena. Dikanga Calunga é terreiro em transe, oferenda coreográfica que reverbera e irradia profunda beleza, intensa devoção e arrebatadora competência artística que deriva da ritualidade corporal. O recital da religião dos calos, o mar de trânsito entre céu e terra, reverência e invenção, são uma festa do corpo, organização e reorganização de informações que configuram uma dança potente. Qualidade que brota justamente de uma atenção às trocas possíveis entre o ambiente da religião e as possibilidades da criação artística. Nesses calcanhares da terra, Kanzelumuka é deusa, deusas. É cavalo de fluxos entre o ancestral e o contemporâneo. Feminino que se reparte em divindades, é ousado, intenso, fractal de morte e vida, de nascer e renascer, de dançar frêmitos. Iansã na pista disco sensualizando! Frescor e liberdade para ocupar a cena com intensidade que se esparrama do palco ao público. Diáspora de bons eflúvios, evoés, orixás. Saudades do mar, saudação às passagens. A qualidade e a competência do trabalho da Nave Gris se esparramam pelos demais recursos em cena, da música ao vivo à luz e aos figurinos que dão ainda mais eloquência ao que se está dançando. São águas lustrais que irrigam os caminhos possíveis da dança contemporânea brasileira. 


Tambores que fecham e abrem caminhos 


Rubens Barbot é Iansã, poder e imanência, na cena de abertura de Signos, espetáculo que encerrou a Mostra Artística do 4º Encontro Rede Terreiro de Dança Contemporânea, domingo à noite, no Teatro Municipal de Uberlândia. Se fosse só, um homem só em cena, Barbot é atravessado por muitas danças. Negro encarnado em vermelho e púrpura, rodando silenciosa e suavemente, rememorando a trajetória de 25 anos da Cia. que leva o seu nome e que se dedica ao teatro de dança, enverga vigor cênico, vitalidade artística que reaparece brejeira na sequência. O trabalho segue no fluido em texturas, tecidos, tessituras suaves carregadas de personagens e histórias dançadas com humor, multi cores e nuances. São mil e uma possibilidades de olhar para estes signos coreográficos, recortes de histórias, multiplicação de peixes e possibilidades de narrativas visuais. A plasticidade refinada, os tipos mundanos e o mundo de tipificações populares, as alegorias e os seres imagéticos que perpassam a cena afirmam uma assinatura preciosa de Barbot, Gatto Larsen, Luiz Monteiro e demais bailarinos, articulados para oferecer ao público muitas belezas. Já na prédica coreográfica, o conjunto de intérpretes pede silêncio. Nessa quietude da fruição, a Cia. Rubens Barbot embala o olhar com delicadezas dançadas, vigor sutil, eternidades instantâneas corporificadas em fluidos da imaginação. São muitas nuances, dervixes que dançam devires, deferências à dança descortinada em emoção. Não é mais só, um homem só em cena. São muitos, somos todos. Depois dos Signos da Cia. Rubens Barbot, o palco do Municipal recebeu o Terno de Congado Estrela Guia. Então a mesma reverência à dança de Barbot ganha contundência à genuflexão que a Rede Terreiro faz à afro-brasilidade em suas diferentes possibilidades. O tambor ancestral, a tradição e a religião, santos e santidades se encontram evocando caminhos para o seguir da dança negra em muitos palcos, nas encruzilhadas, nos altares, nas ruas, nas periferias que são novos centros de afirmação cultural. Na profunda necessidade de ancorar o futuro ao passado, reiventando a permanência e a imanência do terreiro hoje. 


Autor / Fonte:Bete Arenque




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