Acervo

2002

 

  • Em 2002 a SeráQuê? Cultural estabelece sua sede no Centro de Cultura Nansen Araújo, do Sesiminas Belo Horizonte. Projetado para abrigar atividades artístico-culturais dentro de padrões internacionais, os espaços do Centro de Cultura Nansen Araújo, atendem desde estudantes de artes em início de carreira, até o mais exigente profissional.  Esta parceria possibilitou a instauração da SeráQuê? Incubadora de artes para complementar a formação dos Reeditores de arte e cultura e fomentou a criação de agrupamentos amadores de teatro e dança.

 

  • A Cia. SeráQuê? continuou a difusão nacional e internacional de seu repertório de espetáculos e lança neste ano disco da trilha sonora do espetáculo Quilombos Urbanos. Este espetáculo concorreu e recebeu sete prêmios em uma só premiação. Dentre eles o prêmio de melhor trilha sonora. 



  • Ao mesmo tempo, promoveu a criação da SeráQ. Cia. de Dança, um agrupamento de acesso para profissionalização dos jovens artistas vindos da incubadora de artes. Neste ano acontece a estreia do espetáculo “Insólito” no contexto do Circuito Telemig Celular.
  • INSÓLITO

    Insólito - Não sólito; desusado, contrário ao uso, ao costume, às regras; inabitual. Procedimento insólito; vestes insólitas; anormal, extraordinário.

    A linguagem coreográfica deste espetáculo coloca em cena um repertório de movimentos inspirado em danças urbanas, capoeira e inúmeras danças que compõem a cultura Hip Hop. O coreógrafo, embalado por canções POP remixadas em uma trilha sonora original, propõem uma reflexão sobre a complexa relação do artista contemporâneo com os novos desafios globais. Esta reflexão é introduzida no espetáculo através de citações de Goethe, Tolstoi, Oscar Wilde, Benjamin, Álvaro e Pavese a respeito da arte que são projetadas em uma tela apresentando um prólogo. O que se desenrola pode ser literalmente traduzido pela definição da palavra "Insólito”.

    O espetáculo teve estreia em 2002 e foi remontado em 2012. Rui Moreira revisitou a partitura coreográfica de Insólito e promoveu estudos tendo como norte as observações e constatações do Núcleo de estudos de Danças Negras Contemporâneas que esteve reunido em uma imersão artística com vários criadores por um período de 60 dias no espaço cultural Tambor Mineiro em Belo Horizonte.  Isto alterou sensivelmente o resultado cênico obtido na primeira montagem.

    FICHA TÉCNICA

    Direção geral e coreografia: Rui Moreira

    Assistente de coreografia: Bete Arenque

    Iluminação: Telma Fernandes / Edimar Pinto

    Programação visual: Mateus Guerra and Gabriela Guerra.

    Figurinos: Martielo Toledo

    Remixagens e trilha original: Lucas Miranda, André Ladeira, Matheus Almeida e DJ Ratto. 
    Músicas remixadas: Moloko
    Trilha de 2012: Moloko e trilha original ao vivo de Luã Linhares.

    Elenco 2002: Bete Arenque, Elaine do Carmo, Aretha Maciel, Clicia Gonçalves, Charles Davidson, Dewson Mascote, Rodrigo Peres, Leonardo Peixoto, Anatole Naboa, Wenderson Nonato, Jadir de Souza - DJ Rato
    Elenco 2012: Bianca Arenque, Gutielle, Paola Abreu, Clarisse, Jussara, Gaya Gandara,  Maximiller, Iago Henrique, Leandro Belilo, Ledni, Vitor Alves, Kaos, Luã Linhares – músico.

    Duração: 45 minutos

    Produção Geral: SeráQ. Cia de Dança e Associação SeráQuê? Cultural

    Coordenação de produção: Bete Arenque





Comentários