Eventos

“BELLA” espetáculo de dança em Belo Horizonte

Foto: Edinaldo Passos
PROJETO BELLA CONEXÕES BRASIL

CIA DE DANÇA INTÉRPRETES INDEPENDENTES ( Manaus - Amazonas)    
"BELLA" espetáculo de dança Bella é um espetáculo de dança contemporâneo concebido a partir de conceitos da psicanálise sobre o conto de fadas A Bela Adormecida, o qual trata, em específico, do processo de maturação sexual feminino em meio ao universo masculino. É um trabalho não narrativo e atemporal. O tempo de execução do texto de movimento está diretamente relacionado ao processo de introspecção pelo qual a mulher passa durante esse período de amadurecimento, que chamamos de Sono do Ensimesmamento. Este trabalho é uma parceria entre a Índios.com Cia de Dança e a Companhia de Intérpretes Independentes(Manaus- AM), sendo um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011. 


Sobre a COMPANHIA A Companhia de Intérpretes Independentes surgiu no ano de 2003 com a denominação de Risuenho Cia. de Dança, a partir de um processo de pesquisa sobre o movimento dos membros superiores, que caracterizaria seu percurso nesses nove anos de existência, fornecendo-lhe uma linguagem estética específica. Dirigida por Ricardo Risuenho, encenador coreográfico que trabalha com a expressão da dança contemporânea, paraense e residente um Manaus (AM) há 12 anos, realiza na companhia investigações teórico prática. Sendo suas encenações coreográficas resultados da interação entre a fundamentação teórica e a sua aplicabilidade prática, propiciando a difusão de conhecimento. Seu repertório é constituído por produções como: Mulheres de Macbeth (2003/10), Ilha da ira (2004), Ruídos da solidão (2004/05), Origem (2006/07/10), Homem de Barro (2008), ZÉ (2009), Com Shakespeare na Rua (2011) e A Cruz e a Moça, Bella (2012) e A Vida começa pela memória (2013), e algumas das quais foram apresentadas em cidades como: Belém (PA), Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Boa Vista (RR). 


Sinopse 
Bella é um espetáculo de dança contemporâneo concebido a partir de conceitos da psicanálise sobre o conto de fadas A Bela Adormecida, o qual trata, em específico, do processo de maturação sexual feminino em meio ao universo masculino. Uma reflexão do conto de fadas e sua influência no desenvolvimento do ser humano.O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011. 


Sobre a equipe Artística 


Ricardo Risuenho Encenador Coreográco/Iluminador/Cenógrafo/Figurinista Fez parte do Grupo Encarte dirigido por Marilene Melo (PA) durante treze (13) anos como bailarino e coreógrafo residente do grupo, realizou apresentações em várias capitais do país e em vários Festivais nacionais. E coreografou para o mesmo espetáculos como: Corpo (1985)Adormecendo na Calma da Inocência (1989), Réquiem (1990), Cantata (1993).Sua experiência com a docência: Universidade do Estado do Amazonas no curso de dança nas disciplinas Teoria e análise do movimento, dança clássica, dança moderna e Cinesiologia (2003-2005), ULBRA-AM no curso de educação Física na disciplina Anatomia (2003), Fundação Cultural Cláudio Santoro no curso de Formação Artística/dança nas disciplinas Anatomia do movimento, consciência corporal e improvisação (2005) AM. É citado como um dos coreógrafos da Frente contemporânea brasileira na revista Dança & Cia (edição 13 - Ano III - No 01 - 2000 - Artigo: Brasil de 2000) e no Livro Historia da Dança - evolução cultural de Eliana Caminada, que o cita como um coreógrafo dono de uma linguagem de dança... que consegue transmitir o clima brasileiro, sem cair em regionalismos ou estereótipos de falsa brasilidade. 


Yara Costa Intérprete Bailarina Especialização em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Performance Artística-Dança pela Universidade Técnica de Lisboa na Faculdade de Motricidade Humana.Estudou com diversos profissionais de dança: Sofia Neupah (Lisboa), Antonio Callado (Lisboa), Anselmo Zolla (São Paulo-SP), Eugênia Feodorova (Rio de Janeiro-RJ), Angel Vianna (RJ), Luis Arrieta (SP), Beth Grebler (Salvador), Ricardo Risuenho (Manaus), Joffre Santos (Manaus), Jorge Kennedy (Manaus), entre outros.
Jonatas Amaral Intérprete Bailarino Bacharel em dança pela Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Artes e Turismo(Em curso).Possui diploma de ballet clássico pela Royal Academy of Dance até o nível Intermidit pelo Balé Álvaro Gonçalves. Trabalhou como instrutor da Secretaria de Cultura no projeto Jovem Cidadão, é professor/coreógrafo/bailarino da Cia Doma desde 2006, Integra os corpos artísticos do Amazonas através do Balé Folclórico do Amazonas desde 2011, Bailarino da Indios.com Cia de dança desde 2011. 
Rodrigo Vieira Intérprete Bailarino Graduando no curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas.Iniciou seus estudos com dança de rua na Escola de Dança Restauração. Depois teve sua formação em Balé clássico com os professores Sarene Lima, Olímpio Paiva e Toshie Kobaiash; Jazz dance, jazz Lyrical modern com a professora Adriana Barbosa e Roseli Rodrigues; Dança contemporânea com André Duarte, Ana Laura Stone e Luís Arrieta. Atuou com professor de Balé clássico jazz e diretor técnico no Centro de Movimento Arnaldo Peduto. Fez parte da Companhia de Dança do Amazonas (CDA).Atualmente é bailarino da Índios. com Cia de dança e da Companhia de Intérpretes Independentes. Além de ser diretor artístico, professor e coreógrafo no Studio arte 21. 


Nelson Magli CenotécnicoCenógrafo, Artista plástico, restaurador. A formação deste profissional se deu a partir de suas experimentações e prática dentro das artes plásticas e cenográficas. Iniciou seus trabalhos com arte cênica confeccionando a cenografia do espetáculo Mulheres de Macbeth para Cia de Intérpretes Independentes em 2003. Depois tornou se o cenográfo residente desta companhia, onde concebeu e confeccionou a cenografia de todos os espetáculos da mesma, entre eles: Ruídos da Solidão, Origem, Zé, Mulheres de M e Com Shakespeare na rua.Também concebeu a cenografia do espetáculo Os Bucheiros da Companhia de dança Eduardo Amaral, Rito de Passagem da Índios.com Cia de Dança, Episódio I - começom e o fim da Contém Dança, UMA e Verde Banguela do artista Francisco Rider, A princesa e a Lua da Cia de Teatro Arte Brasil. 


FICHA TÉCNICA 

Encenação Coreofráfica: Ricardo Risuenho 

Elenco: Yara Costa, Jonatas Amaral, Rodrigo Vieira. 

Figurino: Ricardo Risuenho e Luiz Ferreira 

Cenografia: Ricardo Risuenho e Nelson Magli 

Operação de Som: Gisa Almeida 

Iluminação: Nelson Magli 

Produção Geral: Gisa Almeida 

Produção local (Belo Horizonte) : Nyvea Karam   


SERVIÇO 

Espetáculo BELLA 30 de novembro  de 2013 (sábado) 
Horários: 19h e 21h. 
Classificação: 16 anos 

ENTRADA GRATUITA. 

Local : FUNARTE ( R. Januária, 68 - Floresta, Belo Horizonte. 

Telefone:(31) 3213-3084   


Contatos  Gisa Almeida (Manaus) -  (92) 8136-0754 
FAN PAGE - https://www.facebook.com/CiadeInterpretesIndependentes Nyvea Karam (Belo Horizonte) - (31) 9225- 0840  
e-mail : nyveak@gmail.com.    

Autor / Fonte:nyveak@gmail.com.




Comentários